HomePoderBrasilPazuello anuncia força-tarefa para acelerar vacinação em Manaus

Pazuello anuncia força-tarefa para acelerar vacinação em Manaus

Publicado em

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse neste sábado (13) que o governo federal enviará vacinas suficientes para acelerar o Plano Nacional de Imunização em Manaus. A perspectiva é alcançar o público de 50 anos de idade.

Pazuello disse que vai trabalhar para reunir “todo o pessoal capacitado” e distribuir por área, com postos fixos e móveis de vacinação. “A estratégia é atingir as partes mais distantes do centro de Manaus, não só nos polos de vacinação”, afirmou Pazuello, que na noite dessa sexta-feira, reuniu-se com o governador do Amazonas, Wilson Lima, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

Segundo o Ministério da Saúde, uma força-tarefa está sendo organizada junto com o governo do Amazonas, prefeituras, Ministério da Defesa e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) para, além dos postos oficiais, a vacina ser levada aos bairros e às comunidades mais distantes do interior.

A vacinação começará imediatamente após a liberação para os Estados, do lote que deverá ser entregue ao Ministério da Saúde no dia 22 de fevereiro. A previsão da pasta é que a imunização seja iniciada por Manaus e, logo em seguida, levada ao interior.

Na avaliação do ministro, apenas a vacinação pode frear o recrudescimento da pandemia. “Temos que fazer a vacinação em massa e, nesse primeiro momento, vamos vacinar todos acima de 50 anos. Vamos antecipar as vacinas para o Amazonas, sem tirar nada dos outros estados”, explicou.

Transferências

A estratégia de transferência de pacientes de covid-19 foi modificada para reduzir a fila de espera de pacientes moderados a graves em hospitais da rede estadual. A partir de agora, está mais focada no interior do estado, atendendo casos médios e graves com uso de UTI aérea.

Segundo o ministério, as transferências deverão ocorrer tanto entre municípios do interior, com maior remoção para Manaus, como entre os estados. Até sexta-feira (12), 558 pacientes haviam sido transferidos para outros estados, entre eles, 16 para cirurgia oncológica.

Senado

Nesta semana, em audiência no Senado, Pazuello disse que a variante do novo coronavírus encontrada em Manaus já está presente em outros estados. Acrescentando se tratar de um dado epidemiológico, ele afirmou que em 13 de janeiro o Ministério da Saúde identificou a disseminação da variante do vírus.

Leia mais:
Justiça atende governo Bolsonaro e derruba prorrogação do auxílio no AM
Justiça ordena que Estado e prefeitura adquiram vacinas suficientes no AM
Prefeito comemora marca de 100 mil vacinas aplicadas em Manaus

Reportagem O Tempo

Últimos Artigos

Governo do Amazonas entrega 800 títulos definitivos no Nova Cidade e amplia ações de regularização fundiária

O governador Roberto Cidade realizou, nesta quinta-feira (07/05), a entrega de 800 títulos definitivos...

Lula e Trump se reúnem na Casa Branca para discutir tarifas e minerais críticos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu, nesta quinta-feira (7/5), sua primeira visita...

Mães de recém-nascidos recebem treinamento de desengasgo no Dona Lindu em Manaus

Como parte da programação da Semana das Mães promovida pela Secretaria de Estado de...

Disputa por rotas do tráfico impulsiona alta de homicídios no interior do Amazonas, aponta estudo

A disputa por rotas do tráfico de drogas tem contribuído para o aumento dos...

Mais artigos como este

Governo do Amazonas entrega 800 títulos definitivos no Nova Cidade e amplia ações de regularização fundiária

O governador Roberto Cidade realizou, nesta quinta-feira (07/05), a entrega de 800 títulos definitivos...

Lula e Trump se reúnem na Casa Branca para discutir tarifas e minerais críticos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu, nesta quinta-feira (7/5), sua primeira visita...

Mães de recém-nascidos recebem treinamento de desengasgo no Dona Lindu em Manaus

Como parte da programação da Semana das Mães promovida pela Secretaria de Estado de...