HomeAmazôniaNúmero de motoristas flagrados dirigindo alcoolizados no AM cresceu 177%

Número de motoristas flagrados dirigindo alcoolizados no AM cresceu 177%

Publicado em

Entre os meses de janeiro e junho de 2019, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) flagrou 1.199 motoristas dirigindo sob efeito de álcool no Amazonas. O quantitativo representa um aumento de 177% em relação ao mesmo período do ano passado quando foram registradas 433 ocorrências do tipo. O total de motoristas flagrados dirigindo alcoolizados no primeiro semestre representa 11,1% do total de 10.782 testes de alcoolemia, popularmente conhecido como bafômetro, realizados no período.

No primeiro semestre de 2019, o Detran-AM realizou 151 operações de trânsito que ocorreram em Manaus e nos municípios de Presidente Figueiredo, Manacapuru, Rio Preto da Eva e Parintins. Nesse período, 7.696 autos de infração foram aplicados, um crescimento de 11,71% em relação aos primeiros seis meses de 2018 quando 6.795 multas foram aplicas.

O diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, ressalta que as ações de fiscalização têm como foco promover segurança no trânsito, que é o grande objetivo do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“Isso mostra, de um lado, que a população continua insistindo em ingerir bebida alcoólica e dirigir. E, de outro lado, denota o aumento das fiscalizações do Detran-AM que, repito, tem como um único objetivo: promover a segurança no trânsito e salvar vidas. É importante frisar e pedir o apoio da população. As fiscalizações irão continuar e a gente acredita que, com isso, além da repressão, o aspecto pedagógico que possa incutir na cabeça das pessoas a importância de dirigir sem ingerir bebida alcoólica”, afirmou Sá.

CNHs suspensas – Nos seis primeiros meses de 2019, 16 condutores tiveram suas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) suspensas após serem flagrados dirigindo sob efeito de álcool. No total, 148 condutores do AM tiveram CNHs suspensas no período, 56 deles por atingirem os 20 pontos e 76 por não utilizarem o capacete.

As ações são realizadas pelo Núcleo Especializado em Operações de Trânsito (Neot) do Detran-AM, em parceria com instituições como o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), Polícia Civil e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), além de ações integradas com a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Durante essas fiscalizações, 1.856 veículos foram recolhidos, sendo 1.418 motocicletas e 438 carros. Um crescimento de 98% em relação ao mesmo período do ano passado quando foram recolhidos 937 veículos.

Lei Seca – De acordo com o CTB, a penalidade para quem dirige embriagado é de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Se o condutor cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado.

*Informações Secretaria de Comunicação (Secom).

Últimos Artigos

Reajuste no preço dos medicamentos entra em vigor com teto de 3,81%

O mercado farmacêutico brasileiro passa por uma atualização em sua tabela de valores máximos...

Como 980 quelônios foram salvos na RDS Puranga Conquista

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, localizada no Amazonas, alcançou uma marca...

Renato Junior assume Prefeitura de Manaus após renúncia de David Almeida para as Eleições 2026

Em cerimônia na Câmara Municipal, Almeida oficializa saída do cargo para focar na disputa...

Planeje sua Ceia: Confira o que muda nas Feiras da ADS nesta Semana Santa

Com a suspensão de edições em shoppings e centros culturais, agência concentra atendimento em...

Mais artigos como este

Reajuste no preço dos medicamentos entra em vigor com teto de 3,81%

O mercado farmacêutico brasileiro passa por uma atualização em sua tabela de valores máximos...

Como 980 quelônios foram salvos na RDS Puranga Conquista

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista, localizada no Amazonas, alcançou uma marca...

Renato Junior assume Prefeitura de Manaus após renúncia de David Almeida para as Eleições 2026

Em cerimônia na Câmara Municipal, Almeida oficializa saída do cargo para focar na disputa...