terça-feira, outubro 28, 2025
More
    HomePoderAmazonasMunicípios terão mapas de alta resolução para monitorar cheia

    Municípios terão mapas de alta resolução para monitorar cheia

    Publicado em

    O monitoramento do nível dos rios do Amazonas passará a ser feito com auxílio de mapas de altíssima resolução, a partir de 2020. A iniciativa, proposta pela Agência Nacional de Águas (ANA), e realizada em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Defesa Civil do Amazonas, visa tornar mais precisa a identificação das áreas afetadas para otimizar a emissão dos sinais de atenção, alerta e emergência nos municípios do estado.

    O mapa, elaborado a partir do uso de drone e GPS de altíssima precisão, conterá informações de relevo e das zonas de risco que são propícias a alagações. A primeira cidade a receber a carta é o município de Humaitá. As equipes da Sema, CPRM e Defesa Civil estiveram in loco, entre os dias 02 e 08 de dezembro de 2019, para fazer o mapeamento no perímetro urbano do município. As próximas cidades a serem mapeadas são Eirunepé, Tabatinga, Coari, Lábrea, Canutama, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Itacoatiara e Parintins.

    Os boletins hidrometeorológicos elaborados diariamente pela Sema e demais organizações poderão utilizar os mapas para auxiliar no monitoramento das cotas de referência dos municípios. A proposta é que o mapeamento de alta resolução nas 10 cidades do Amazonas se some ao monitoramento realizado pelo CPRM em 16 municípios do estado. Com o cruzamento dos dados, será possível gerar informações mais precisas e prever quais pontos da cidade devem ser afetados por inundações.

    De acordo com o engenheiro ambiental e assessor de Recursos Hídricos da Sema, Maycon Castro,  a ação permite uma maior atuação estratégica dos órgãos. “Por meio do monitoramento hidrológico e do mapeamento da região urbana das cidades, nós conseguimos criar cartas (mapas) de altíssima resolução espacial, graças ao uso dos drones e GPS. Com isso, sabemos quais são as ruas que irão inundar primeiro e, dependendo da variação de cota, emitir alertas”, explicou.

    O trabalho realizado em conjunto faz parte do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), firmado pela ANA com o Governo do Amazonas.

    Mapeamento de risco –  A Bacia do Rio Amazonas é mapeada com o intuito de prevenir eventos críticos no estado, como secas e cheias. Atualmente, os boletins de monitoramento hidrometeorológico da região são feitos e operados pelo CPRM e Governo do Estado, por meio da Sema.

    Os sistemas de alerta hidrológico têm o apoio da ANA, com utilização de recursos para operação das estações telemétricas que compõem os sistemas e também fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional de Referência (RHNR).

    Com informações da Sema*

    Últimos Artigos

    STF deve julgar recursos de Jair Bolsonaro a partir de 7 de novembro

    A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve iniciar, entre os dias 7...

    Furacão Melissa deve ser o mais devastador do século na Jamaica

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) emitiu um alerta nesta terça-feira (28) sobre os efeitos...

    Empresa é multada em R$ 100 mil por operar sem licença em Manaus

    Uma empresa de produtos químicos situada no Distrito Industrial I, zona sul de Manaus,...

    Governo do Amazonas entrega kits bebê e cestas a mais de 18 mil famílias

    O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos...

    Mais artigos como este

    STF deve julgar recursos de Jair Bolsonaro a partir de 7 de novembro

    A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) deve iniciar, entre os dias 7...

    Furacão Melissa deve ser o mais devastador do século na Jamaica

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) emitiu um alerta nesta terça-feira (28) sobre os efeitos...

    Empresa é multada em R$ 100 mil por operar sem licença em Manaus

    Uma empresa de produtos químicos situada no Distrito Industrial I, zona sul de Manaus,...