HomeDestaquesGuia de Tecnologias Digitais fortalece ensino nos CTEs de Manaus

Guia de Tecnologias Digitais fortalece ensino nos CTEs de Manaus

Publicado em

O Guia de Tecnologias Digitais já está sendo utilizado por professores e coordenadores dos Centros de Tecnologias Educacionais (CTEs) da Prefeitura de Manaus, vinculados à Secretaria Municipal de Educação (Semed). Disponibilizado em formato PDF e on-line, o material reúne 54 páginas com 20 atividades pedagógicas que indicam o uso de recursos digitais aplicados ao ensino, beneficiando estudantes da educação infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A ferramenta tem como objetivo apoiar educadores no uso de tecnologias e no desenvolvimento de competências digitais, contribuindo para a inovação das práticas pedagógicas nas unidades de ensino da rede municipal.

Material foi desenvolvido pela Gerência de Tecnologia Educacional

O guia foi elaborado ao longo de seis meses pela equipe de formadores da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), em parceria com educadores e coordenadores dos CTEs que participam dos projetos formativos da gerência.

Entre as atividades propostas estão jogos indígenas com programação criativa, alfabetização com o uso do sussurrofone, exploração do mundo por meio da realidade aumentada, jogos voltados ao estímulo da leitura e escrita na educação infantil e uso da inteligência artificial Gemini para elaboração de planos de aula, entre outras práticas pedagógicas com suporte tecnológico.

De acordo com o gerente da GTE, Austônio Queiroz, o material é resultado das formações promovidas pela própria gerência em conjunto com os profissionais da rede municipal.

Segundo ele, o guia amplia as possibilidades didáticas ao reunir atividades com inteligência artificial, linguagem de programação e plataformas gamificadas, atendendo desde a educação infantil até a EJA. O conteúdo pode ser aplicado conforme apresentado ou adaptado à realidade de cada sala de aula.

Atividades do Guia de Tecnologias Digitais auxiliam na preparação para o Saeb

Uma das propostas incluídas no material é a utilização da plataforma Kahoot! para intensificar atividades e avaliações de forma lúdica. A atividade foi elaborada com foco nos descritores cobrados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), avaliação externa aplicada a cada dois anos para medir os índices de ensino e aprendizagem dos estudantes.

A formadora de cultura digital da GTE, Adelane Sussuarana, que colaborou na elaboração da proposta, destacou que a ferramenta contribui para ampliar os recursos pedagógicos utilizados pelos educadores. Segundo ela, a plataforma desperta o interesse de estudantes do 5º, 8º e 9º anos — públicos que participam do Saeb — além de auxiliar o professor a verificar o acompanhamento e a aprendizagem dos conteúdos trabalhados em sala, permitindo revisões direcionadas quando necessário.

Últimos Artigos

Roberto Cidade aposta em qualificação, concursos e novas matrizes para ampliar empregos no Amazonas

O candidato à reeleição Roberto Cidade defendeu, nesta sexta-feira (11/9), uma estratégia para ampliar...

Operação Mulher Segura cumpre 25 mandados de prisão no Amazonas

A Operação Mulher Segura cumpriu 25 mandados de prisão por crimes relacionados à violência...

Bolsa Universidade 2027 terá quase 20 mil bolsas em Manaus

A Prefeitura de Manaus lançou nesta quinta-feira (10) a edição 2027 do Bolsa Universidade,...

Eventos climáticos extremos avançam em região inesperada da Amazônia

Uma nova pesquisa internacional aponta que eventos climáticos extremos estão avançando rapidamente em uma...

Mais artigos como este

Roberto Cidade aposta em qualificação, concursos e novas matrizes para ampliar empregos no Amazonas

O candidato à reeleição Roberto Cidade defendeu, nesta sexta-feira (11/9), uma estratégia para ampliar...

Operação Mulher Segura cumpre 25 mandados de prisão no Amazonas

A Operação Mulher Segura cumpriu 25 mandados de prisão por crimes relacionados à violência...

Bolsa Universidade 2027 terá quase 20 mil bolsas em Manaus

A Prefeitura de Manaus lançou nesta quinta-feira (10) a edição 2027 do Bolsa Universidade,...