HomePoderMaués ganha murais grafitados com projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo

Maués ganha murais grafitados com projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo

Publicado em

Quem visitar a cidade de Maués — a 276 quilômetros de Manaus — agora, poderá conferir obras de arte a céu aberto instaladas em um grande muro da cidade. Trata-se do projeto “Murais de Mawe 2”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Produzidos pelo artista Erick Damon, cujo codinome artístico-urbano é Nommad, os murais em Maués representam uma união única entre a arte urbana e a rica cultura indígena da região amazônica. “Esses murais não apenas encantam, mas também contam histórias profundas que ressoam com a comunidade local”, define o artista.

Criação dos Murais de Mawe

Parte dos Murais de Mawe 2, em Maués.
Parte dos Murais de Mawe 2, em Maués. FOTO: Divulgação

A execução do projeto também contou com a participação do artista Arab, conhecido grafiteiro de Manaus. “Ele também deu o seu melhor para que esse mural fosse o maior mural grafitado na cidade de Maués”, afirma Erick Damon.

De acordo com o autor das obras, a equipe que trabalhou no projeto não se intimidou com o calor e sol forte durante a pintura dos murais. “Mesmo diante dos desafios climáticos da Amazônia, a dedicação e paixão da equipe transparecem em cada detalhe das obras, que celebram a identidade e a história únicas de Maués”, relata.

Arte urbana no interior

Erick Damon defende que a arte urbana no interior do Amazonas, como exemplificado nos murais que assina como Nommad, tem o poder de transformar espaços públicos em verdadeiras galerias a céu aberto, a exemplo do que acontece em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), com o projeto “Parintins, Galeria Cidade Aberta”, também executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia criativa,

“As cores vibrantes e os temas inspiradores refletem a diversidade cultural e a conexão com a natureza exuberante da região. Cada mural é mais do que uma simples pintura; é uma manifestação artística que dialoga com o ambiente e com as pessoas que o habitam”, define o artista.

Arte em Maués

Para o público interessado em mergulhar nesse universo de expressão visual e cultural, o projeto “Murais de Mawe 2” oferece uma oportunidade única de vivenciar a magia da arte urbana aliada à preservação e celebração das tradições indígenas:

“Se você é apaixonado por arte, cultura e pela capacidade transformadora da criatividade, não deixe de acompanhar de perto esse emocionante projeto em Maués”, convida Erick Dammon.

Leia mais:
Ministra da Saúde destaca melhoria na cobertura vacinal no Brasil

Luan Santana, João Gomes e Alok são atrações do ‘Sou Manaus 2024’
Curso gratuito “Hortas em pequenos espaços” chega à Compensa

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimos Artigos

TV digital avança no Amazonas e leva comunicação pública a áreas isoladas

O avanço da TV digital no Amazonas deve ampliar o acesso à informação em...

Ação judicial contesta obras na BR-319 e levanta alerta ambiental na Amazônia

Uma ação judicial envolvendo a BR-319 coloca em debate os impactos ambientais e a...

Brasil e Espanha assinam acordo sobre soberania digital e regulação de gigantes tecnológicas

Nesta sexta-feira, 17 de abril, os governos de Brasil e Espanha consolidaram uma aliança...

FVS-RCP leva debate sobre clima e violências à ExpoEpi, em Brasília

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) participa...

Mais artigos como este

TV digital avança no Amazonas e leva comunicação pública a áreas isoladas

O avanço da TV digital no Amazonas deve ampliar o acesso à informação em...

Ação judicial contesta obras na BR-319 e levanta alerta ambiental na Amazônia

Uma ação judicial envolvendo a BR-319 coloca em debate os impactos ambientais e a...

Brasil e Espanha assinam acordo sobre soberania digital e regulação de gigantes tecnológicas

Nesta sexta-feira, 17 de abril, os governos de Brasil e Espanha consolidaram uma aliança...