HomeSociedadeManaus proíbe uso de cigarros eletrônicos em ambientes coletivos

Manaus proíbe uso de cigarros eletrônicos em ambientes coletivos

Publicado em

A Prefeitura de Manaus publicou um decreto que proíbe o uso de cigarros eletrônicos em ambientes de uso coletivo da cidade. A lei está em vigor desde o dia 20 de outubro e altera a redação da Lei N.1.364, de 19 de agosto de 2009.

O decreto, de propositura do vereador Gilmar Nascimento, reforça que:

“é proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, bem como o uso de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), popularmente denominados cigarros eletrônicos, vaper, pod, e-cigarette, e-ciggy, e-pipe, e-cigar, heat not burn, entre outras nomenclaturas, à base de vaporização, derivados ou não do tabaco, em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados, no município de Manaus”.

Os locais, que se enquadram nos ambientes acima, devem fixar um aviso da proibição, em pontos de ampla visibilidade, com a indicação de telefone e endereço dos órgãos municipais responsáveis pela vigilância sanitária e pela defesa do consumidor.

Riscos dos cigarros eletrônicos

Esses dispositivos prometem ser uma alternativa mais segura ao tabagismo convencional, mas representam riscos à saúde humana. O líquido é uma mistura de substâncias químicas, altamente tóxicas.

Dentre os riscos estão problemas respiratórios, como bronquite, inflamação pulmonar e pneumonias. O Ministério da Saúde informa ainda que existem diversos relatos de casos com diferentes características, desde sintomas respiratórios leves até pneumotórax espontâneo.

Esses quadros foram apontados pela ex-vocalista do Aviões do Forró, Solando Almeida, que está em recuperação, após sofrer lesões nas cordas vocais e no pulmão por conta do vício do cigarro eletrônico.

Solange Almeida esclarece repercussão sobre problema de saúde causado por cigarro eletrônico
Solange Almeida esclarece repercussão sobre problema de saúde causado por cigarro eletrônico (Foto: Divulgação)

“Comecei a sentir dificuldade para respirar, minha voz não saía direito, não era mais a mesma. Aí, foi quando eu fiz um exame aprofundado e descobri que estava com uma lesão nas cordas vocais e mais ainda no pulmão”, informou a artista.

De acordo com pesquisa realizada na Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, um a cada cinco jovens brasileiros consome cigarros eletrônicos. O levantamento aponta que o equipamento é mais popular entre jovens de 18 a 24 anos.

Com informações da Gazeta da Amazonia*

Últimos Artigos

Bolsa Universidade 2027 encerra inscrições nesta quinta-feira (24)

Programa oferece 19.930 bolsas de estudo com descontos de até 100% em instituições privadas...

Receita abre consulta ao lote residual do IRPF 2026 nesta quarta

Mais de 412 mil contribuintes têm valores a receber, totalizando R$ 1,2 bilhão em...

Qualidade do ar atinge nível crítico em Manaus com fumaça em várias zonas

Manaus voltou a amanhecer encoberta por fumaça nesta quarta-feira (23), com qualidade do ar...

Manaus passa dos 38°C pela primeira vez no ano e bate novo recorde de calor

Manaus registrou 38,6°C nesta terça-feira (22), superando pela primeira vez em 2026 a marca...

Mais artigos como este

Bolsa Universidade 2027 encerra inscrições nesta quinta-feira (24)

Programa oferece 19.930 bolsas de estudo com descontos de até 100% em instituições privadas...

Receita abre consulta ao lote residual do IRPF 2026 nesta quarta

Mais de 412 mil contribuintes têm valores a receber, totalizando R$ 1,2 bilhão em...

Qualidade do ar atinge nível crítico em Manaus com fumaça em várias zonas

Manaus voltou a amanhecer encoberta por fumaça nesta quarta-feira (23), com qualidade do ar...