HomeSaúdeManaus precisa vacinar mais 23% da população para dispensar máscara

Manaus precisa vacinar mais 23% da população para dispensar máscara

Publicado em

Ao considerar apenas o público-alvo a ser vacinado contra a Covid-19 em Manaus, a prefeitura alcançou 70,47% com o ciclo completo – duas doses, dose de reforço ou dose única. Faltam 9,53% para atingir a cota de 80% considerada pelo prefeito David Almeida segura para desobrigar o uso de máscara na capital. Das 1.785.793 pessoas acima dos 12 anos aptas a receber a vacina, 1.239.421 já foram imunizadas com o ciclo completo. Restam 167.613  para alcançar os 80%, que equivalem a 1.407.034.

Com base nos dados do Vacinômetro nas últimas três semanas, de segunda à sexta-feira (dias úteis), a média diária de vacinados oscila entre 11.160 (menor produção no dia 27 de outubro) e 15.408 (dia 5 de novembro, pico máximo). Nesse ritmo, em 12 a 15 dias úteis a cota de 80% apenas do público-alvo pode ser atingida.

Levando em conta o total da população na capital de 2.219.580 habitantes, a proporção de vacinados com o ciclo completo é de 56,70%. Ou seja, seria necessário vacinar mais 23,3% para chegar aos 80%. Segundo o Vacinômetro, de toda a população de Manaus foram vacinas 72,47% com primeira dose, 55,52% com segunda, 5,23% com terceira dose, e 1,18% com dose única.

É possível observar que a porcentagem de pessoas que já poderiam ter tomado e não tomaram a primeira dose é alta. E a quantidade de pessoas que podem tomar ou que tomaram a primeira e ainda não tomaram a segunda também é grande. No caso do total de habitantes, 611.051 ainda não tomaram a primeira dose. Já em relação à população apta a receber a vacina, 177.330 ainda não procuraram os postos para receber a primeira dose.

O vacinômetro informa que foram aplicadas 1.608425 primeiras doses, 1.232.283 segundas doses, 116.671 de terceira, e 26.148 de dose única.

Os que se recusam a tomar a segunda dose estão dando trabalho para a Prefeitura de Manaus, que conta com a imunização para estabelecer mais flexibilizações. De acordo com dados do vacinômetro, 10 mil trabalhadores da educação ainda não receberam a segunda dose. A vacina para essa categoria começou a ser disponibilizada em 19 de maio.

Antes disso, policiais e bombeiros tiveram acesso a primeira dose em março. Mesmo assim, ainda faltam 1.929 deles receberam a segunda. Os trabalhadores de transporte também estão com alto déficit: 7.763 tomaram a primeira dose, mas apenas 3.288 voltaram aos postos para a segunda.

O desafio da prefeitura é convencer os faltosos. O prefeito David Almeida anunciou que pretende desobrigar o uso de máscaras em locais abertos, quando a população vacinada com duas doses atingir 80%. A expectativa é de que isso ocorra nessas próximas duas semanas.

Ele também aguarda resultados da vacinação para decidir sobre outras festas de fim de ano e o carnaval de 2022. Manaus aplicou até o momento, 2.983988 doses, considerando dose única e de reforço.

“Acredito que com mais duas semanas, passando de 75% a 80% em lugares abertos nós vamos deixar de exigir o uso das máscaras. Porém, em lugares fechados, dentro das repartições, ainda vai ser preciso utilizar a máscaras porque ela ajuda muito na relação dessa transmissão”, disse David Almeida, na última quinta-feira (11).

A FVS é contra a desobrigação e afirmou que o momento é de cautela para evitar a propagação da variante delta no Amazonas. O estado também apresenta dificuldade em vacinar por segunda dose. Dados da FVS mostram que de 2.523.175 primeiras doses aplicadas, apenas 1.708831 de segundas foram usadas.

Leia mais:
AM permanece sem óbito registrado pela Covid-19
Covid-19: Pfizer entra com pedido na Anvisa para vacinar crianças
Imunização contra covid-19 gera segurança para 75% de brasileiros

Mais informações.

Últimos Artigos

Festival de Parintins 2026: Veja a estreia de Caprichoso e Garantido na arena

O Festival de Parintins 2026 começa nesta sexta-feira (26), abrindo oficialmente a tradicional disputa...

Desemprego cai para 5,6% e atinge menor taxa histórica para o período

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 5,6% no trimestre móvel encerrado em...

Brasil coloca ajuda humanitária à Venezuela à disposição após terremotos

A ajuda humanitária à Venezuela ganhou reforço do governo brasileiro após os terremotos que...

Cazé TV quebra recorde global de audiência no YouTube com jogo do Brasil

Canal atingiu 17,8 milhões de dispositivos conectados simultaneamente durante a partida contra a Escócia...

Mais artigos como este

Festival de Parintins 2026: Veja a estreia de Caprichoso e Garantido na arena

O Festival de Parintins 2026 começa nesta sexta-feira (26), abrindo oficialmente a tradicional disputa...

Desemprego cai para 5,6% e atinge menor taxa histórica para o período

A taxa de desemprego no Brasil recuou para 5,6% no trimestre móvel encerrado em...

Brasil coloca ajuda humanitária à Venezuela à disposição após terremotos

A ajuda humanitária à Venezuela ganhou reforço do governo brasileiro após os terremotos que...