terça-feira, setembro 16, 2025
More
    HomeCotidianoGoverno testa novo sistema de alerta de emergência climática para celular

    Governo testa novo sistema de alerta de emergência climática para celular

    Publicado em

    O governo federal prepara o lançamento de um sistema de disparo de alertas de emergência sobre chuvas e deslizamentos de encostas a todos os celulares de uma mesma região. O anúncio foi feito pelo diretor do CENAD (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres), Armin Augusto Braun, no Rio de Janeiro, durante evento do G-20 na última quarta-feira (16) e confirmado ao Estadão pelo MIDR (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional) na segunda-feira (20).

    Chamado “Cell Broadcast”, o sistema de segurança vai entrar em vigor no segundo semestre deste ano, ainda sem data marcada, diz o ministério. Atualmente, o projeto está em testes de ajustes e finalização, incluindo as cidades por onde o piloto vai ser implementado.

    O sistema é utilizado por outros países para informar sobre emergências climáticas, como terremotos. Nele, mensagens na tela de um celular aparecem como um pop up, que se sobrepõe a qualquer tipo de conteúdo na tela. Todos os dispositivos de uma mesma região recebem o alerta, emitindo o som de uma sirene.

    Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que testa a tecnologia desde outubro de 2022, os órgãos competentes podem optar por diferentes modos de alerta, incluindo um mais intrusivo, que dispara notificações com sinais sonoros e vibrações nos smartphones e exige que o usuário confirme a visualização do alerta para interromper a notificação.

    Além de informar a população sobre os riscos, os alertas também podem indicar como proceder diante de eventos climáticos. Diferentemente do atual sistema de alertas por SMS, mantido atualmente ela Defesa Civil, o celular não precisa estar cadastrado para receber os alertas.

    No evento no Rio, Braun explicou que a implementação da ferramenta leva tempo, pois exige um treinamento dos agentes municipais e estaduais da Defesa Civil, que vão operar o disparo das mensagens, e da elaboração de planos de contingência para o mecanismo.

    “Existem quatro ações essenciais. Primeiro, é fundamental identificar o risco. Depois, preparar a comunidade para agir no desastre. Em seguida, organizar os dados oferecidos pelas agências federais e, por fim, fazer a informação chegar aos moradores”, detalhou Braun em nota.

    * Com informações do Estadão Conteúdo

    Últimos Artigos

    Governo Presente bate recorde com mais de 10,3 mil atendimentos em Manaus

    O Programa Governo Presente alcançou um novo recorde ao realizar mais de 10,3 mil...

    Sine Manaus oferta 370 vagas de emprego nesta segunda-feira (15)

    A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 370 vagas de emprego...

    Em 40 anos, Amazônia perdeu área do tamanho da França para o desmatamento

    A forma como o ser humano ocupou a Amazônia nos últimos 40 anos acelerou...

    Explicando: Bolsonaro e aliados podem recorrer antes de prisão

    A decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou o ex-presidente...

    Mais artigos como este

    Governo Presente bate recorde com mais de 10,3 mil atendimentos em Manaus

    O Programa Governo Presente alcançou um novo recorde ao realizar mais de 10,3 mil...

    Sine Manaus oferta 370 vagas de emprego nesta segunda-feira (15)

    A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 370 vagas de emprego...

    Em 40 anos, Amazônia perdeu área do tamanho da França para o desmatamento

    A forma como o ser humano ocupou a Amazônia nos últimos 40 anos acelerou...