HomePoderBrasilGoverno divulga lista de criminosos mais procurados do país

Governo divulga lista de criminosos mais procurados do país

Publicado em

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou hoje (30) uma lista com os 26 criminosos mais procurados no país. A lista, que será permanente, envolve pessoas acusadas de crimes graves e violentos, que estão com mandados de prisão em aberto e são ligados a organizações criminosas. A lista está disponível no site do ministério e será atualizada mensalmente.

“São indivíduos extremamente perigosos, com mandados de prisão, seja decorrente de condenação, seja decorrente de prisões cautelares.Alguns deles, não se exclui a possibilidade, estão foragidos no exterior, e a divulgação dessa lista tem a virtude de facilitar que esses indivíduos sejam encontrados e os mandados de prisão sejam cumpridos” , disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, na divulgação da lista.

Segundo o ministério, a lista de procurados foi feita com base em informações obtidas com as áreas de segurança estaduais e a partir de 11 critérios objetivos, como posição de liderança em organização criminosa, capacidade financeira para investir em atividades criminosas, atuação interestadual e internacional, entre outras.

Segundo Moro, a lista é importante para facilitar as prisões dos criminosos para que possam cumprir as penas e  enfraquecer a atuação dos criminosos.

Registros de crimes contra crianças e adolescentes caem 5,2% em Manaus

Multa e infração por crime ambiental serão revertidos aos povos indígenas 

Queda da criminalidade

De acordo com os números mais recentes do ministério, o país registrou queda de 21,4% nos homicídios nos primeiros nove meses de 2019, em comparação com o igual período de 2018. No mesmo período, também houve queda em outros índices de criminalidade, como ocorrências envolvendo estupro (6,4%), roubo a banco (38,4%), latrocínio (22,2%), roubo de cargas (23,3%) e roubo de veículos (26,4%).

As informações sobre os índices de criminalidade estão disponíveis na plataforma eletrônica Sinesp, no site do Ministério da Justiça. A partir de hoje, as ocorrências de homicídios registradas em todos os municípios do país serão inseridas no sistema e poderão ser consultadas. Até o momento, os dados referem-se ao período entre janeiro de 2018 e setembro de 2019.

Com informações da Agência Brasil*

Últimos Artigos

Justiça determina concurso público na Cigás após ação do MPAM

A Justiça do Amazonas determinou que a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) realize...

Flávio Bolsonaro e Nikolas Ferreira chegam a Manaus para o Bloquinho do 22

Evento está previsto para as 19h, na Ponta Negra, e contará com a participação...

Bolsa Família começa a ser pago nesta segunda com piso de R$ 691 por família

Reajuste de 15,04% eleva o valor mínimo do benefício; pagamentos de outubro seguem calendário...

TSE dá 24 horas para Meta comprovar neutralidade entre Lula e Flávio

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu prazo de 24 horas para que a Meta,...

Mais artigos como este

Justiça determina concurso público na Cigás após ação do MPAM

A Justiça do Amazonas determinou que a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) realize...

Flávio Bolsonaro e Nikolas Ferreira chegam a Manaus para o Bloquinho do 22

Evento está previsto para as 19h, na Ponta Negra, e contará com a participação...

Bolsa Família começa a ser pago nesta segunda com piso de R$ 691 por família

Reajuste de 15,04% eleva o valor mínimo do benefício; pagamentos de outubro seguem calendário...