quarta-feira, fevereiro 18, 2026
More
    HomePoderDois institutos apontam 2° turno com Wilson x Amazonino

    Dois institutos apontam 2° turno com Wilson x Amazonino

    Publicado em

    Na reta final da campanha eleitoral, dois institutos de pesquisas apontam que, no Amazonas, haverá segundo turno entre o governador Wilson Lima (União Brasil), que disputa a reeleição, e o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania), e um instituto indica que Wilson enfrentará o senador Eduardo Braga (MDB) no dia 30 de outubro.

    A vantagem de Wilson sobre Amazonino nas intenções de votos varia entre 10 e 15 pontos percentuais, considerando apenas os votos válidos. Em relação a Braga, a diferença de Wilson chega a 13,5 pontos percentuais. As três pesquisas analisadas pelo ATUAL foram registradas no TRE-AM (Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas).

    Em sondagem eleitoral realizada entre 27 e 29 de setembro (registro BR-08577/2022), o Ipec mostrou o governador com 38% e o candidato do Cidadania com 28%, diferença de 10 pontos percentuais. Braga ficou em terceiro lugar, com 19%, isto é, 19 pontos percentuais abaixo de Wilson e 9 pontos percentuais abaixo de Amazonino.

    Na sexta-feira (30), a Pontual Pesquisas de Mercado apontou Wilson com 39,9% dos votos válidos contra 24,9% de Amazonino e 21,3% de Braga. O levantamento foi feito entre 22 e 27 de setembro (registro AM-06140/2022). Considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais, Braga e Amazonino estavam empatados tecnicamente.

    Ainda na pesquisa Pontual, a vantagem de Wilson sobre Amazonino alcançou 15 pontos percentuais, o maior registrado entre os dois pelos três institutos de pesquisa, e a diferença entre o governador e o senador alcançou 18,6 pontos percentuais.

    A pesquisa da Perspectiva Mercado e Opinião, realizada entre os dias 28 e 30 de setembro (registro AM-08083/2022), mostra um segundo turno entre Wilson (39%) e Braga (25,5%), apesar de o senador estar tecnicamente empatados, considerando a margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais e para menos.

    Nesta sondagem, a vantagem de Wilson sobre Braga é de 13,5 pontos percentuais e sobre Amazonino, 17,5.

    Leia mais:
    Eleição no AM tem reencontro do ‘novo’ com o ‘velho’
    PF fecha posto em tentativa de compra de voto em Itacoatiara
    Wilson Lima põe 14% sobre Amazonino, que vê Braga encostando

    Mais informações.

    Últimos Artigos

    Projeto de Lei 6197/25 endurece regras para condenados por crimes sexuais contra crianças

    O Projeto de Lei 6197/25, em análise na Câmara dos Deputados, propõe mudanças em...

    Força Nacional é enviada ao Amazonas para reforçar combate ao narcotráfico e crimes ambientais

    Medida do Ministério da Justiça vale por 90 dias e contempla os municípios de...

    Buscas por vítimas de naufrágio são retomadas no Amazonas nesta quarta-feira

    As buscas por vítimas de naufrágio da lancha Lima de Abreu XV foram suspensas...

    Lula sanciona reajuste para servidores da Câmara, Senado e TCU, mas veta aumentos até 2029

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou parcialmente o projeto que concede reajuste...

    Mais artigos como este

    Projeto de Lei 6197/25 endurece regras para condenados por crimes sexuais contra crianças

    O Projeto de Lei 6197/25, em análise na Câmara dos Deputados, propõe mudanças em...

    Força Nacional é enviada ao Amazonas para reforçar combate ao narcotráfico e crimes ambientais

    Medida do Ministério da Justiça vale por 90 dias e contempla os municípios de...

    Buscas por vítimas de naufrágio são retomadas no Amazonas nesta quarta-feira

    As buscas por vítimas de naufrágio da lancha Lima de Abreu XV foram suspensas...