Desde o lançamento, em 17 de janeiro de 2024, do programa Dignidade Menstrual, promovido pelo Ministério da Saúde, o Amazonas já distribuiu 180 mil absorventes gratuitos para cerca de 4 mil mulheres em situação de vulnerabilidade. No estado, 66 farmácias participam do programa, sendo 50 localizadas em Manaus e as demais distribuídas em cidades como Boca do Acre, Coari, Envira, entre outras.
A abrangência do programa é nacional: em todo o Brasil, mais de 43,6 milhões de absorventes foram distribuídos para aproximadamente 1,1 milhão de mulheres. Essa iniciativa, que atende estudantes de baixa renda, pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade extrema, e detentas, tem como público-alvo cerca de 24 milhões de mulheres entre 10 e 49 anos, espalhadas por todas as regiões do país.
Além disso, dados do Ministério da Saúde indicam que 15 milhões de mulheres utilizaram o programa Farmácia Popular para adquirir medicamentos gratuitos ou com coparticipação, incluindo absorventes e fraldas geriátricas, representando 62% do total de usuários, no período de janeiro de 2023 a janeiro deste ano.