HomePoderDeputado cria PL que garante licença menstrual a servidoras públicas

Deputado cria PL que garante licença menstrual a servidoras públicas

Publicado em

O deputado estadual Thiago Abrahim (União Brasil) criou um projeto de lei que garante licença menstrual de até cinco dias, a cada mês, às servidoras de administração pública do estado. O texto foi apresentado no dia 27 de março na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Segundo a propositura, é preciso comprovar os sintomas graves associados ao fluxo menstrual (dismenorreia), por meio de um laudo médico, para a garantia do benefício. Portanto, caso aprovado, a servidora ficará obrigada a renovar o laudo médico a cada 12 meses. O PL também deixa claro que o direito não causa prejuízos ao salário mensal.

Na justificativa do projeto, o deputado cita o dado de que cerca de “15% das mulheres enfrentam sintomas graves, com fortes dores na região inferior do abdômen e cólicas intensas, que chegam, muitas vezes, a prejudicar sua rotina”.

Dismenorreia 

A dismenorreia, como é conhecida a “menstruação difícil”, é uma causa comum de falta ao trabalho e à escola e está dividida em duas categorias:

  • dismenorreia primária: é caracterizada por cólicas nos ciclos menstruais normais, sem associação com problemas mais sérios. Causa cólica, náuseas, vômitos, diarreia, cansaço, nervosismo e dor de cabeça.
  • dismenorreia secundária: está associada a problemas como malformações uterinas, endométrios, miomas, uso de dispositivo intrauterino (DIU). Pode causar vômitos, nervosismo, dor de cabeça, dor na lombar e dores na face interna da coxa. Além de diarreia, desmaios, distensão abdominal, dor nas mamas, quadros depressivos, instabilidade emocional, etc.

“Se na escola, o prejuízo da ausência se concentra na perda de conteúdo e avaliações que podem ser respostas, no ambiente profissional as faltas podem levar a descontos no salário e demissões”, diz a justificativa do PL, que está em tramitação.

Leia mais:
Governo do AM dá início à 1ª etapa do programa Dignidade Menstrual
Wilson Lima anuncia programa ‘Dignidade Menstrual’
Dignidade menstrual é tema de projeto de Lei na Aleam

Com informações da Gazeta da Amazônia*

Últimos Artigos

Nova planta da DBS terá produção de motos da Avelloz em Manaus

Contrato prevê pelo menos 40 mil motocicletas da marca em três anos, enquanto empresa...

Polícia apreende 2,5 toneladas de skunk escondidas em caminhões em Manaus

Uma operação do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) resultou na apreensão de aproximadamente...

El Niño deixou milhares de áreas habitadas da Amazônia expostas à seca

MapBiomas identificou impacto intenso em 2.172 localidades durante o fenômeno de 2024, enquanto 93%...

Remédio experimental para doença de Lito Sousa tem importação autorizada pela Anvisa

Substância ainda não foi testada em humanos para o tratamento da doença priônica e...

Mais artigos como este

Nova planta da DBS terá produção de motos da Avelloz em Manaus

Contrato prevê pelo menos 40 mil motocicletas da marca em três anos, enquanto empresa...

Polícia apreende 2,5 toneladas de skunk escondidas em caminhões em Manaus

Uma operação do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc) resultou na apreensão de aproximadamente...

El Niño deixou milhares de áreas habitadas da Amazônia expostas à seca

MapBiomas identificou impacto intenso em 2.172 localidades durante o fenômeno de 2024, enquanto 93%...