HomePoderBrasilApós declarações do AI-5, Eduardo Bolsonaro pede desculpas

Após declarações do AI-5, Eduardo Bolsonaro pede desculpas

Publicado em

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) voltou atrás nesta quinta-feira e pediu desculpas após dar declarações sobre o AI-5 . Em entrevista ao programa “Brasil Urgente”, o filho do presidente Jair Bolsonaro disse que houve uma “interpretação deturpada” do que foi falado e afirmou que não há uma proposta para a volta do ato institucional decretado durante a ditadura militar e que afronta a Constituição de 1988.

— Eu peço desculpas a quem porventura tenha entendido que estou estudando o retorno do AI-5 ou achando que o governo, de alguma maneira, estaria estudando qualquer medida nesse sentido. Essa possibilidade não existe. Agora, muito disso é uma interpretação deturpada do que eu falei — disse Eduardo, que ressaltou não fazer parte do governo.

Em entrevista à jornalista Leda Nagle, feita na segunda-feira e publicada na manhã desta quinta-feira, o deputado havia dito que, caso acontecesse uma radicalização da esquerda, a resposta poderia vir via “um novo AI-5”.   A declaração foi dada depois que a jornalista perguntou sobre os acontecimentos políticos  em países vizinhos, como a eleição da chapa de Cristina Kirchner na Argentina e os protestos no Chile.

— Vai chegar um momento em que a situação vai ser igual a do final dos anos 60 no Brasil, quando sequestravam aeronaves, quando executavam-se e sequestravam-se grandes autoridades, consules, embaixadores, execução de policiais, de militares. Se a esquerda radicalizar a esse ponto, a gente vai precisar ter uma resposta. E a resposta, ela pode ser via um novo AI-5, via uma legislação aprovada através de um plebiscito, como aconteceu na Itália. Alguma resposta vai ter que ser dada — afirmou Eduardo.

Já no programa do Datena, o deputado afirmou que não há “qualquer possibilidade” de retorno do AI-5 e disse que “talvez” tenha sido infeliz em sua fala.

— Se a esquerda radicalizasse aqui no Brasil, alguma medida seria tomada. Porque isso não configura o exercício pleno da democracia. Isso impede as pessoas de seu direito básico de ir e vir — disse Eduardo, citando os protestos que acontecem no Chile. — Eu talvez tenha sido infeliz de falar no AI-5, porque não existe qualquer possibilidade de retorno do AI-5, mas, nesse cenário, o governo tem que tomar as rédias da situação.Antes da entrevista de Eduardo, Jair Bolsonaro rebateu a fala do filho ao dizer que “está sonhando” quem fale da edição de um novo Ato Institucional nº5. Depois, o presidente foi ao programa do Datena e contou que pediu para que o deputado se desculpasse para aqueles que não o entenderam.

Reportagem de O Globo*

Últimos Artigos

TV digital avança no Amazonas e leva comunicação pública a áreas isoladas

O avanço da TV digital no Amazonas deve ampliar o acesso à informação em...

Ação judicial contesta obras na BR-319 e levanta alerta ambiental na Amazônia

Uma ação judicial envolvendo a BR-319 coloca em debate os impactos ambientais e a...

Brasil e Espanha assinam acordo sobre soberania digital e regulação de gigantes tecnológicas

Nesta sexta-feira, 17 de abril, os governos de Brasil e Espanha consolidaram uma aliança...

FVS-RCP leva debate sobre clima e violências à ExpoEpi, em Brasília

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) participa...

Mais artigos como este

TV digital avança no Amazonas e leva comunicação pública a áreas isoladas

O avanço da TV digital no Amazonas deve ampliar o acesso à informação em...

Ação judicial contesta obras na BR-319 e levanta alerta ambiental na Amazônia

Uma ação judicial envolvendo a BR-319 coloca em debate os impactos ambientais e a...

Brasil e Espanha assinam acordo sobre soberania digital e regulação de gigantes tecnológicas

Nesta sexta-feira, 17 de abril, os governos de Brasil e Espanha consolidaram uma aliança...