Medida atinge alvejantes, tira-manchas e produtos à base de percarbonato de sódio que eram fabricados ou comercializados sem regularização sanitária.
Doze produtos de limpeza deverão ser retirados de circulação após uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os itens eram fabricados ou vendidos sem a regularização exigida pelo órgão e incluem alvejantes, tira-manchas e soluções à base de percarbonato de sódio.
A decisão suspende a fabricação, distribuição, propaganda, comercialização e uso dos produtos. A Anvisa também determinou a apreensão dos itens que estiverem disponíveis no mercado.
Segundo a agência, foram identificadas irregularidades como ausência de CNPJ válido ou devidamente identificado e falta de registro ou notificação oficial. As empresas responsáveis também não possuíam autorização necessária para funcionamento.
Produtos de limpeza estão sujeitos a retirada do mercado
A relação divulgada pela Anvisa reúne produtos de 12 marcas. Entre elas estão Oxypur (Quimpack), Los Chefs, Nova Fórmula, Vong Home, Nativa, Boa Alvejante, ANS Agrária, Yta Clean, Amigos Distribuidora, Oxgen, FV Group e Top Brilho.
De acordo com o órgão regulador, a falta de regularização sanitária representa riscos aos consumidores. Por esse motivo, os produtos alcançados pela decisão não podem continuar sendo fabricados, divulgados, distribuídos, vendidos ou utilizados.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (12). A determinação prevê que os produtos sejam retirados de circulação.
Confira quais produtos foram proibidos
Entre os itens atingidos estão diferentes apresentações de percarbonato de sódio, além de alvejantes e tira-manchas. A lista informada é a seguinte:
- Oxypur, Quimpack
- Percarbonato de sódio, Los Chefs
- Alvejante natural multiuso, Nova Fórmula
- Percarbonato de sódio, Vong Home
- Percarbonato de sódio, Nativa
- Percarbonato de sódio em pó, Boa Alvejante
- Percarbonato Plus, ANS Agrária
- Yta Clean
- Alvejante tira-manchas, Amigos Distribuidora
- Percarbonato de sódio, Oxgen
- Tira-manchas, FV Group
- Percarbonato, Top Brilho
Com a suspensão determinada pela Anvisa, os 12 produtos ficam impedidos de permanecer no mercado enquanto estiverem abrangidos pela medida sanitária.


