HomeCotidianoAlerta: a importância de vacinar cães e gatos contra raiva

Alerta: a importância de vacinar cães e gatos contra raiva

Publicado em

Municípios estão finalizando as campanhas antirrábicas de 2022

A Fundação de Vigilância em Saúde Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), alerta a população sobre a importância de buscar a vacinação contra raiva nos cães e gatos. As redes municipais de saúde estão com campanhas antirrábicas em andamento e é necessário buscar informações sobre o funcionamento e acesso às vacinas.

A imunização é imprescindível e protege a população de ser infectada pelo vírus rábico que transmite a raiva para humanos. A meta de cobertura vacinal para a vacina antirrábica, preconizada pelo Ministério da Saúde, é de pelo menos 80% para cães e 100% para gatos. Em 2021, o Amazonas alcançou 81% da população canina e 100% dos felinos com a vacinação. Em 2022, dados parciais encaminhados pelos municípios indicam que o estado deve bater a meta novamente.

No entanto, os números dependem do encerramento das campanhas municipais. O médico veterinário e gerente de Zoonoses, do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças da FVS-RCP (GZ/DVA/FVS-RCP), Deugles Cardoso, ressalta a importância da vacinação anual. “É importante frisar que é dessa forma que nós conseguimos fazer o controle da raiva no ciclo urbano”, disse.

A campanha ocorre casa a casa, no entanto, Deugles destaca que é possível buscar a vacinação independente do período. “Mesmo quando encerra a campanha oficial, a vacina passa a fazer parte da rotina dos serviços de zoonoses municipais, que mantêm estoque e que podem atender a população”, afirmou. Atendimento Em caso de agressão, por qualquer animal mamífero, seja silvestre ou na zona urbana, a pessoa agredida deve seguir, imediatamente, a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e relatar o ocorrido.

O caso será notificado no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, e será iniciado o tratamento do paciente com vacina ou com soro e vacina, dependendo da localização e do tipo de animal agressor. Na unidade de saúde, o paciente vai ser avaliado para que seja prescrito o tipo e período de tratamento adequado para a situação.

Leia mais:
Lei de inspeção industrial de produtos de origem animal é regulamentada
Sancionada lei que proíbe eutanásia de cães e gatos de rua

Últimos Artigos

Governo do Amazonas envia Base Arpão 1 para o município de Jutaí

O fortalecimento da segurança pública nas calhas dos rios amazonenses ganhou um novo capítulo...

Justiça autoriza e Bolsonaro deixa hospital para cumprir prisão domiciliar

O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta na manhã desta sexta-feira (27) e já deixou...

STF proíbe que iniciativa privada assuma concessão florestal em áreas protegidas

O Supremo Tribunal Federal (STF) consolidou uma importante interpretação jurídica que impede a concessão...

Remédios para Alzheimer e Parkinson têm redução nas tarifas de importação

Em uma movimentação estratégica para o mercado interno, o Governo Federal anunciou a desoneração...

Mais artigos como este

Governo do Amazonas envia Base Arpão 1 para o município de Jutaí

O fortalecimento da segurança pública nas calhas dos rios amazonenses ganhou um novo capítulo...

Justiça autoriza e Bolsonaro deixa hospital para cumprir prisão domiciliar

O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta na manhã desta sexta-feira (27) e já deixou...

STF proíbe que iniciativa privada assuma concessão florestal em áreas protegidas

O Supremo Tribunal Federal (STF) consolidou uma importante interpretação jurídica que impede a concessão...