HomeCotidianoAlerta: a importância de vacinar cães e gatos contra raiva

Alerta: a importância de vacinar cães e gatos contra raiva

Publicado em

Municípios estão finalizando as campanhas antirrábicas de 2022

A Fundação de Vigilância em Saúde Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), alerta a população sobre a importância de buscar a vacinação contra raiva nos cães e gatos. As redes municipais de saúde estão com campanhas antirrábicas em andamento e é necessário buscar informações sobre o funcionamento e acesso às vacinas.

A imunização é imprescindível e protege a população de ser infectada pelo vírus rábico que transmite a raiva para humanos. A meta de cobertura vacinal para a vacina antirrábica, preconizada pelo Ministério da Saúde, é de pelo menos 80% para cães e 100% para gatos. Em 2021, o Amazonas alcançou 81% da população canina e 100% dos felinos com a vacinação. Em 2022, dados parciais encaminhados pelos municípios indicam que o estado deve bater a meta novamente.

No entanto, os números dependem do encerramento das campanhas municipais. O médico veterinário e gerente de Zoonoses, do Departamento de Vigilância Ambiental e Controle de Doenças da FVS-RCP (GZ/DVA/FVS-RCP), Deugles Cardoso, ressalta a importância da vacinação anual. “É importante frisar que é dessa forma que nós conseguimos fazer o controle da raiva no ciclo urbano”, disse.

A campanha ocorre casa a casa, no entanto, Deugles destaca que é possível buscar a vacinação independente do período. “Mesmo quando encerra a campanha oficial, a vacina passa a fazer parte da rotina dos serviços de zoonoses municipais, que mantêm estoque e que podem atender a população”, afirmou. Atendimento Em caso de agressão, por qualquer animal mamífero, seja silvestre ou na zona urbana, a pessoa agredida deve seguir, imediatamente, a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e relatar o ocorrido.

O caso será notificado no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, e será iniciado o tratamento do paciente com vacina ou com soro e vacina, dependendo da localização e do tipo de animal agressor. Na unidade de saúde, o paciente vai ser avaliado para que seja prescrito o tipo e período de tratamento adequado para a situação.

Leia mais:
Lei de inspeção industrial de produtos de origem animal é regulamentada
Sancionada lei que proíbe eutanásia de cães e gatos de rua

Últimos Artigos

Setor de turismo alcança maior faturamento semestral em 15 anos

Receita de R$ 143,1 bilhões entre janeiro e junho de 2026 representa crescimento de...

Rio Negro termina agosto com nível 4,17 metros acima da cota de 2024

Em Manaus, as águas encerraram o mês em 24,19 metros, enquanto a vazante acumulada...

Mais de 42 mil pessoas passam por treinamento para atuar nas Eleições 2026 no Amazonas

Preparação organizada pelo TRE-AM combina atividades presenciais e on-line para equipes que trabalharão nos...

Último dia para aderir ao Novo Desenrola: renegociação de dívidas oferece descontos e uso do FGTS

Iniciativa do governo federal permite reestruturar débitos bancários em atraso com abatimentos expressivos e...

Mais artigos como este

Setor de turismo alcança maior faturamento semestral em 15 anos

Receita de R$ 143,1 bilhões entre janeiro e junho de 2026 representa crescimento de...

Rio Negro termina agosto com nível 4,17 metros acima da cota de 2024

Em Manaus, as águas encerraram o mês em 24,19 metros, enquanto a vazante acumulada...

Mais de 42 mil pessoas passam por treinamento para atuar nas Eleições 2026 no Amazonas

Preparação organizada pelo TRE-AM combina atividades presenciais e on-line para equipes que trabalharão nos...