terça-feira, junho 24, 2025
More
    HomeSociedadeBrasilDesmatamento na Amazônia é preocupante para 88% dos entrevistados, aponta Ibope

    Desmatamento na Amazônia é preocupante para 88% dos entrevistados, aponta Ibope

    Publicado em

    Pesquisa realizada de 14 a 16 de agosto, pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), em parceria com a Avaaz (organização não governamental responsável por promover abaixo-assinados online), apontou que o desmatamento ilegal na floresta amazônica é preocupante para 88% dos entrevistados. Entre os ouvidos, 84% também disseram concordar totalmente que preservar a Amazônia é essencial para a identidade do Brasil. Mil pessoas de todas as regiões do país foram entre entrevistadas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

    Os dados da pesquisa foram divulgados nesta quarta-feira (21), em um evento em Brasília, que contou com a participação de deputados da Frente Parlamentar Ambientalista. Na ocasião, a Avaaz também entregou aos parlamentares um abaixo-assinado, pedindo a preservação da Amazônia, feito em sua plataforma online, com mais de 1,1 milhão de assinaturas.

    Ainda, de acordo com o levantamento, 90% dos entrevistados concordam totalmente que preservar a Amazônia é essencial para a saúde do meio ambiente no Brasil. A pesquisa também questionou se o presidente Jair Bolsonaro e o Governo Federal devem adotar uma política de “tolerância zero” contra o desmatamento ilegal na Amazônia, 83% concordaram.

    Trecho da pesquisa Ibope, realizada entre os dias 14 e 16 de agosto.

    Deputados federais respondem

    A Avaaz também divulgou uma pesquisa de opinião entre os parlamentares. Foram ouvidos mais de 200 deputados federais, representantes de todos os partidos presentes na Câmara. 49% disseram concordar plenamente com a afirmação de que o aumento do desmatamento na Amazônia é preocupante, enquanto outros 28% responderam que concordam. 11% afirmaram que não concordam e nem discordam da frase, 11% discordaram e 1% optou por responder que discorda totalmente.

    Desmatamento sem fim

    A Amazônia brasileira perdeu mais de uma Alemanha inteira em área de floresta entre 2000 e 2017. São cerca de 400 mil quilômetros quadrados a menos de área verde, de acordo com estudo de uma equipe de pesquisadores da Universidade de Oklahoma publicado na revista científica Nature Sustainability e divulgada nesta semana pela revista Época.

    Assine você também

    O abaixo-assinado online da Avaaz “Brasil: Acabe com o Apocalipse na Amazônia” ainda pode ser preenchido através do link bit.ly/avaazamazônia.

    Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta.

    Últimos Artigos

    Amazonas registra queda de 16,35% nos homicídios dolosos em 2024

    Dados do Ministério da Justiça colocam o estado com a quarta maior redução da...

    Limpa Crédito: Afeam intensifica regularização de dívidas em Parintins

    Com o objetivo de facilitar a regularização de dívidas e reinserir empreendedores inadimplentes no...

    Subvenção Econômica da Juta e Malva: Governo do Amazonas lança edital

    O governador Wilson Lima assinou, neste sábado (21/06), o edital da Subvenção Econômica da...

    Receitas de canetas emagrecedoras serão retidas na farmácia

    A partir desta segunda-feira (23), farmácias e drogarias começam a reter receitas de medicamentos...

    Mais artigos como este

    Amazonas registra queda de 16,35% nos homicídios dolosos em 2024

    Dados do Ministério da Justiça colocam o estado com a quarta maior redução da...

    Limpa Crédito: Afeam intensifica regularização de dívidas em Parintins

    Com o objetivo de facilitar a regularização de dívidas e reinserir empreendedores inadimplentes no...

    Subvenção Econômica da Juta e Malva: Governo do Amazonas lança edital

    O governador Wilson Lima assinou, neste sábado (21/06), o edital da Subvenção Econômica da...