Estudantes da rede estadual de ensino do Amazonas que cursam a 1ª e 2ª série do Ensino Médio em 2026 terão apenas dois dias para solicitar a isenção da taxa de inscrição no Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O período para realizar o pedido vai de 23 a 24 de fevereiro, exclusivamente pelo site de inscrições da UFAM.
A medida beneficia estudantes cujas famílias estão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita igual ou inferior a meio salário-mínimo nacional. O formulário eletrônico para requerer a isenção está disponível no sistema de concursos da Comissão Permanente de Concursos (Compec): psconcursos.ufam.edu.br.
O que é o PSC e como funciona a inscrição
O PSC é um processo seletivo aplicado pela UFAM composto por três etapas distintas e que serve como uma das formas de ingresso ao ensino superior na universidade. A solicitação de isenção não dispensa, posteriormente, a inscrição no processo seletivo principal, que também deve ser feita dentro dos prazos estabelecidos.
A avaliação está prevista para o dia 7 de junho, com aplicação nas cidades de Manaus e em vários municípios do interior do Amazonas, como Parintins, Tefé, Tabatinga, Coari e São Gabriel da Cachoeira.
Apoio para alunos e mobilização das escolas
No âmbito da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, o projeto “Eu na Universidade” vem promovendo ações de incentivo ao ingresso no ensino superior. Entre os objetivos está o apoio aos estudantes em todas as etapas que antecedem as provas, incluindo a orientação para a solicitação da isenção da taxa de inscrição do PSC.
Segundo o coordenador do projeto, as escolas estão mobilizadas para ajudar os alunos que não têm acesso à internet em casa, visando garantir que todos os que se enquadram nos critérios possam efetuar suas solicitações dentro do prazo.


