Os Prontos de Atendimento ao Cidadão (PACs) de Manaus, administrados pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), ampliaram em 61% a oferta de serviços durante o Mutirão da Cidadania realizado entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro, voltado para a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Mesmo com a alta procura pelo novo documento, os PACs mantiveram em funcionamento serviços essenciais como regularização do CPF, emissão da segunda via do Registro Civil de Nascimento (RCN) e de outros documentos fundamentais para os cidadãos.
Serviços mais procurados no Mutirão da Cidadania em Manaus
O atendimento mais buscado durante o mutirão foi o do Pronto Atendimento Virtual (PAV), que possibilita a regularização do CPF. Na sequência, destacou-se a emissão da declaração de hipossuficiência, documento que garante ao cidadão o direito à segunda via gratuita de registros civis de nascimento ou casamento nos cartórios da capital.
Também foram bastante procurados os serviços oferecidos pela Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), como:
- Solicitação de segunda via de certidões emitidas em outros estados e no interior do Amazonas;
- Retificações, averbações e restaurações de registros;
- Registro tardio.
Depoimentos sobre o atendimento
O estudante estrangeiro Carlos Naveda elogiou a rapidez e a eficiência do mutirão.
“O atendimento foi muito bom, muito pontual, muito rápido. Se certificaram de que tudo que eu precisava foi atendido. Precisei de serviço com meu passaporte e pegar CPF, que me permite conseguir acesso a linhas de telefone, acesso à educação, entre outros”, relatou.
Relatório de atendimentos nos PACs de Manaus
Segundo o relatório do Departamento de Cidadania, entre os serviços mais procurados nos PACs durante o mutirão estão:
- Emissão da CIN, pela Secretaria de Segurança Pública (SSP);
- Atendimentos do Detran-AM;
- Serviços da Águas de Manaus, Receita Federal e Correios.
Serviços oferecidos diariamente pelos PACs
Além de mutirões, os PACs de Manaus oferecem à população uma série de serviços essenciais, como:
- Emissão de documentos de identidade e CPF;
- Serviços do Detran-AM (CNH, veículos, infrações);
- Atendimentos da concessionária Águas de Manaus;
- Serviços bancários e postais;
- Apoio do Procon-AM;
- Atendimento da Caixa da Justiça.
Atualmente, a Sejusc conta com sete unidades fixas dos PACs: São José, Via Norte, Compensa, Alvorada, Leste, Parque 10 e Studio 5, além do PAC Unidade Móvel, que nesta semana está oferecendo serviços no Caic Dr. Edson Melo.