Uma ação social da Prefeitura de Manaus está transformando a vida de centenas de moradores da capital amazonense. Trata-se do projeto “PassaFácil na Comunidade”, que facilita o acesso ao transporte público ao oferecer a emissão gratuita do cartão PassaFácil diretamente nos bairros, com foco especial na população de baixa renda.
Desde o início da iniciativa, 28 comunidades de Manaus já foram atendidas e 1.618 cartões PassaFácil foram emitidos, segundo dados do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). O projeto é realizado em parceria com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram).
Nesta quinta-feira (21/8), a equipe esteve no Conjunto Cidadão IX, zona Leste de Manaus, onde mais de 100 pessoas foram atendidas.
A presidente da comunidade do Conjunto Cidadão Nova, Júlia Marques, destacou a importância da iniciativa:
“Estamos aqui recebendo grande quantidade de moradores para expedir a carteira de PassaFácil. Este serviço dentro da própria comunidade ajuda muito quem não pode se deslocar até os postos de atendimento. E o que é melhor: sem nenhum custo.”
Segundo o IMMU, a emissão itinerante do cartão PassaFácil é uma estratégia para levar serviços essenciais de mobilidade urbana diretamente às comunidades, garantindo mais inclusão social e acesso ao transporte coletivo de Manaus.
A programação de atendimentos continua e novas comunidades serão contempladas em breve com a ação do PassaFácil Itinerante.