HomePoderCarla Zambelli tem mandato cassado e está inelegível por 8 anos

Carla Zambelli tem mandato cassado e está inelegível por 8 anos

Publicado em

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou o mandato de deputada federal da deputada federal Carla Zambelli (PL) e também a tornou inelegível por oito anos a partir do pleito de 2022. A decisão, tomada em sessão realizada nesta quinta-feira (30), ocorreu por maioria de votos (5×2) dos desembargadores.

Abuso de poder político

De acordo com o TRE-SP, a deputada federal cometeu uso indevido dos meios de comunicação e a prática de abuso de poder político. A ação foi proposta pela também deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP), alegando que Zambelli divulgou informações inverídicas sobre o processo eleitoral de 2022.

Em nota, o TRE-SP afirmou que, de acordo com o voto vencedor, do desembargador Encinas Manfré, relator do processo, a parlamentar fez publicações para provocar o descrédito do sistema eleitoral e a disseminação de fatos inverídicos.

O magistrado destacou publicações da deputada com ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e ao sistema eleitoral brasileiro, a exemplo da divulgação, pela parlamentar, de uma falsa notícia de manipulação das urnas eletrônicas em Itapeva, no interior do estado.

“Não é demasiado se reconhecer que as condutas da representada alcançaram repercussão e gravidade aptas a influenciar na vontade livre e consciente do eleitor e em prejuízo da isonomia da disputa eleitoral. Portanto, realidades justificadoras da cassação do diploma de deputada federal e da declaração de inelegibilidade, sanções a ela impostas por prática de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação” disse, em seu voto o desembargador.

A deputada poderá recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Zambelli entrará com recurso

Em nota, publicada nas redes sociais, a deputada federal disse que irá ingressar com recursos cabíveis à decisão. “Hoje, o TRE-SP entendeu por anular os votos de 946.244 cidadãos paulistas e cassar meu mandato de deputada federal. Essa decisão não tem efeitos imediatos, e irei continuar representando São Paulo e meus eleitores até o encerramento dos recursos cabíveis”.

A deputada disse ainda que está sendo perseguida politicamente. “Fica claro que a (sic) perseguição política em nosso país, contra os conservadores, é visível como o Sol do meio-dia”.

*Com informações da Agência Brasil

 

Últimos Artigos

Desenrola amplia acesso ao crédito para informais e lança linha especial para ex-alunos do Fies

O governo federal apresentou nesta segunda-feira (29) uma nova etapa do Desenrola, programa voltado...

Número de mortos do terremoto na Venezuela se aproxima de 1.500 enquanto buscas continuam

As equipes de resgate seguem trabalhando sem interrupção após o terremoto na Venezuela, que...

Forças federais destroem túneis e bunkers usados pelo garimpo ilegal na TI Sararé

Operação na Terra Indígena Sararé já ultrapassa três meses e amplia ofensiva para impedir...

Último dia para se inscrever nas vagas gratuitas da EJA em Manaus

Fundação Bradesco recebe inscrições até esta terça-feira (30) para 35 vagas destinadas a jovens...

Mais artigos como este

Desenrola amplia acesso ao crédito para informais e lança linha especial para ex-alunos do Fies

O governo federal apresentou nesta segunda-feira (29) uma nova etapa do Desenrola, programa voltado...

Número de mortos do terremoto na Venezuela se aproxima de 1.500 enquanto buscas continuam

As equipes de resgate seguem trabalhando sem interrupção após o terremoto na Venezuela, que...

Forças federais destroem túneis e bunkers usados pelo garimpo ilegal na TI Sararé

Operação na Terra Indígena Sararé já ultrapassa três meses e amplia ofensiva para impedir...