terça-feira, dezembro 30, 2025
More
    HomeSociedadeBrasilEstudo revela presença de agrotóxicos em biscoitos de maisena, bolinhos recheados e...

    Estudo revela presença de agrotóxicos em biscoitos de maisena, bolinhos recheados e alimentos ‘plant based’

    Publicado em

    Biscoitos de maisena, bolinhos recheados e alimentos ‘plant based’ fazem parte dos 12 alimentos que possuem resíduos de agrotóxicos em sua composição. Isso é o que revela a pesquisa “Tem Veneno Nesse Pacote“, realizada pelo Instituto de Defesa de Consumidores (Idec). Esse estudo, que está em sua terceira edição, tem como objetivo identificar a  presença de resíduos de agrotóxicos em produtos ultraprocessados.

    O que mais chama atenção neste volume, é que, hambúrgueres e empanados à base de plantas, plant-based, também entraram na lista de contaminados. Outros alimentos analisados foram: macarrão instantâneo, presunto cozido e produtos com apelo infantil, como bolinhos prontos, bebidas lácteas e petit suisse. 

    12 dos 24 produtos apresentaram resíduos de agrotóxicos

    Metade dos produtos apresentaram resíduos de agrotóxicos, em especial o glifosato – o glifosato é considerado como “provavelmente carcinogênico ou capaz de causar câncer”,  de acordo com a Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC) da Organização Mundial da Saúde (OMS). A única categoria que não apresentou contaminação foram os petit suisse.

    Os que indicaram maiores índices de pesticidas foram:

    1º Biscoito maisena – marca Marilan e marca Triunfo;

    2º Hambúrguer à base de plantas Sadia; Empanado à base de plantas Seara; Macarrão instantâneo Nissin e Renata, e bolo pronto sabor chocolate Ana Maria;

    3º Empanado à base de plantas Sadia.

    No entanto, a pesquisa ressalta ainda que, mesmo que o produto esteja ‘livre’ de resíduos, isso não significa que ele não é um alimento contaminado, pois tudo pode depender do lote. Para testar a hipótese, o Instituto repetiu os testes em uma categoria que já havia
    sido analisada na edição anterior – uma bebida láctea sabor chocolate, da marca Pirakids, e desta vez ele apresentou resultados positivos ao agrotóxico.

    Consumo de ultraprocessados aumentou 5,5% na última década no país

    Produtos alimentícios ultraprocessados são aqueles que passam por diversas técnicas de processamento. Além disso, possuem muitos ingredientes em sua composição, altas quantidades de sal, açúcar e gorduras, sem contar com os aditivos alimentares e substâncias de uso culinário raro.

    A Revista de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), realizou pesquisa em 2023, a qual mostrou que,  nos últimos dez anos, o consumo de alimentos ultraprocessados pelos brasileiros teve aumento médio de 5,5%.

    O estudo apontou ainda que pessoas do sexo feminino, adolescentes, pessoas brancas, com maior renda e escolaridade e moradores de áreas urbanas e das regiões Sul e Sudeste são as que mais consomem ultraprocessados. Outro dado mostrou que cerca de 20% das calorias consumidas pelos brasileiros vêm de ultraprocessados.

    Malefícios do consumo de ultraprocessados 

    O consumo frequente de alimentos ultraprocessados tem sido associado a uma série de malefícios para a saúde. Esses produtos são ricos em aditivos químicos, açúcares, gorduras saturadas e sal e isso pode aumentar os riscos de doenças crônicas, como diabetes tipo 2, problemas cardiovasculares e obesidade.

    Além disso, o consumo excessivo desses alimentos está ligado a desequilíbrios metabólicos e deficiências nutricionais, o que pode afetar negativamente o bem-estar geral e a qualidade de vida.

    Risco de obesidade é 45% maior entre adolescentes cuja dieta é baseada em ultraprocessados

    Em nota, a Anvisa afirmou que alimentos industrializados não recebem aplicação direta de agrotóxicos no campo, mas podem conter resíduos decorrentes da matéria-prima utilizada, sendo assim aplicado o Limite Máximo de Resíduo.

    “O chamado LMR (Limite Máximo de Resíduo) define a quantidade permitida de agrotóxicos nos produtos de origem vegetal que compõem os industrializados e é baseado nas boas práticas agrícolas, não extrapolando os parâmetros de segurança à saúde”, disse a agência.

    Em 2023 foi aprovada nova lei dos agrotóxicos

    Cabe ressaltar ainda que, em 2023, foi aprovada nova Lei dos Agrotóxicos que encurta prazos e modifica regras para aprovação e comercialização de agrotóxicos. Com a nova lei, deixa de ser expressamente proibido o registro de produtos com substâncias consideradas cancerígenas ou que induzam deformações, mutações e distúrbios hormonais, entre outro

    Na quinta (9)o Congresso Nacional derrubou parte do veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.  Agora, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) fica como responsável exclusivo pelo registro e fiscalização dos agrotóxicos em casos de reanálises de produtos, excluindo dessa análise órgãos como Ibama e Anvisa.

    De acordo com organizações, essa mudança é “uma ameaça à saúde pública e ao meio ambiente, uma vez que retira o rigor técnico desses órgãos especializados na avaliação dos impactos ambientais e de saúde. O Brasil, já conhecido como o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, pode potencializar esse ranking a partir das consequências dessa flexibilização”, ressaltam.

    *Yanka Senna

    Últimos Artigos

    Unidade Móvel de Saúde da Mulher da zona rural de Manaus muda de local a partir de terça (30)

    Unidade Móvel de Saúde da Mulher que atende a zona rural de Manaus passará...

    Defensoria garante cirurgias cardíacas no Amazonas com recursos bloqueados do Estado

    Cirurgias cardíacas no Amazonas avançam após a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM)...

    Praia da Ponta Negra será fechada para banho durante Réveillon Manaus 2026

    A praia da Ponta Negra será fechada para banho a partir das 14h desta...

    Réveillon Manaus 2026 terá três polos, regras de acesso e programação com atrações nacionais

    O Réveillon Manaus 2026 terá programação distribuída em três grandes polos da capital amazonense,...

    Mais artigos como este

    Unidade Móvel de Saúde da Mulher da zona rural de Manaus muda de local a partir de terça (30)

    Unidade Móvel de Saúde da Mulher que atende a zona rural de Manaus passará...

    Defensoria garante cirurgias cardíacas no Amazonas com recursos bloqueados do Estado

    Cirurgias cardíacas no Amazonas avançam após a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM)...

    Praia da Ponta Negra será fechada para banho durante Réveillon Manaus 2026

    A praia da Ponta Negra será fechada para banho a partir das 14h desta...