O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou hoje (6) a ex-titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed) Manaus, Katia Schweickardt, para o cargo de secretária da Educação Básica (SEB) no MEC.
Katia é doutora em sociologia e antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foi a titular da Semed durante a gestão do ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, entre os anos 2015 a 2020.
Ao ler o currículo da agora secretária do MEC, Camilo Santana destacou o prêmio recebido por ela em 2020.
“Kátia foi agraciada com o prêmio Espírito Público, em 2020, destaque na categoria Educação por sua trajetória como gestora da educação municipal de Manaus, que inclusive teve avanços significativos”, comentou o ministro antes de pedir uma salva de palmas à nova titular da SEB.
Além de Katia Schweickardt, o ministro também anunciou os nomes de secretários e diretores que vão compor o ministério e os órgãos vinculados.
Ao anunciar os nomes para compor o ministério, Santana que disse que a pasta terá o desafio de reconstrução de políticas públicas que foram “desmontadas” no governo anterior.
“A partir de agora é consolidar importantes ações. O presidente Lula tem colocado sempre a importância de fortalecer a educação básica e a alfabetização da idade certa de nossas crianças”, disse.
Biografia
Professora-doutora, Kátia Helena Serafina Cruz Schweickardt nasceu no Rio de Janeiro e é amazônida e manauara por opção há 30 anos, conforme descreve em sua biografia. Ela é formada em Agronomia e Ciências Sociais e possui mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com doutorado em Sociologia e Antropologia pela UFRJ e Visiting Scholar no Teachers College na Columbia University entre 2019 e 2020. É autora do livro Faces do Estado na Amazônia: entre as curvas do Rio Juruá.
É membro dos Conselhos Consultivos da Associação Nova Escola, da D3E – Dados para um Debate Democrático na Educação e do Movimento Nacional pela Base. Também é consultora especialista do Todos pela Educação e membro do Conselho Administrativo da Fundação Amazônia Sustentável e Fellow da Fundação Lemann.
Leia mais:
Abono do Fundeb será de até R$ 17mil para servidores da educação no AM
Professora Dulce toma posse como secretária municipal de Educação
Wilson Lima anuncia 14º salário da Educação


