sábado, agosto 16, 2025
More
  • Sociedade
  • Cotidiano
HomeCotidianoUrgente: Com queda de 60% no estoque, Hemoam convoca doadores

Urgente: Com queda de 60% no estoque, Hemoam convoca doadores

Publicado em

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam) convoca com urgência doadores de sangue de todos os tipos sanguíneos. Nesta segunda-feira (22/02), o hemocentro registrou queda de 60% no número de bolsas disponíveis para transfusão. A instituição é responsável pelo abastecimento de sangue de 39 unidades de saúde pública e privada da capital, além de 43 cidades do interior do Amazonas.

As doações serão feitas normalmente na terça (23/02) e na quarta-feira (24/02) mesmo com o ponto facultativo decretado pelo governo estadual.

“Convocamos todos que estejam com boa saúde para esse ato de solidariedade. As demandas por transfusão de sangue são diárias, mas o comparecimento de doadores só tem diminuído nas últimas duas semanas”, disse o diretor clínico do Hemoam, Nelson Fraiji.

Apesar do estoque apresentar baixa em todos os tipos sanguíneos, a situação é mais preocupante em relação ao O+, A+ e O-. “Esses três tipos não podem faltar de maneira nenhuma, o primeiro e o segundo porque representam a maior parte do consumo diário, e o terceiro porque é considerado um sangue universal, na falta de qualquer outro ele pode ser utilizado como substituto”.

O Hemoam funciona de segunda a sábado de 7h às 17h, na avenida Constantino Nery, 4.397, bairro Chapada. O posto de coleta da Maternidade Ana Braga está temporariamente fechado, em virtude da pandemia.

Quem pode doar? – Para ser doador, é necessário ser uma pessoa com boa saúde, com idade entre 18 a 69 anos e peso a partir de 50 quilos; não ter tido hepatite depois dos 10 anos de idade; não ter comportamento sexual de risco; não ser usuário de drogas; não ter tido malária, doenças sexualmente transmissíveis ou recebido transfusão sanguínea nos últimos 12 meses; não ter tido febre nos últimos 30 dias.

No momento da doação, o candidato deve estar bem alimentado e munido de documento de identidade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar com autorização formal do responsável ou representante legal.

Quem teve Covid-19 pode doar após 30 dias do desaparecimento total dos sintomas.

Leia mais:
Estoque de sangue do Hemoam sofre com queda de 60% de doadores
Hemoam chama atenção para doação de sangue agendada
Anvisa revoga restrição à doação de sangue por homens gays

Últimos Artigos

Amazonas lidera desmatamento da Amazônia em junho, aponta Imazon

Estado registrou 93 km² desmatados e responde por 40% da devastação no período O Amazonas...

Após denúncias de exploração de menores, Hytalo Santos é preso em SP

O influenciador digital paraibano Hytalo Santos e seu marido, Israel Nata Vicente, foram presos...

Ipaam apreende madeira extraída ilegalmente em Manacapuru

Operação resultou em multas de R$ 15,1 mil e apreensão de caminhão, motosserra e...

Wilson Lima propõe carta de governadores para COP30 e defende BR-319

O governador do Amazonas, Wilson Lima, propôs, nesta quarta-feira (13/08), durante a 17ª Reunião...

Mais artigos como este

Amazonas lidera desmatamento da Amazônia em junho, aponta Imazon

Estado registrou 93 km² desmatados e responde por 40% da devastação no período O Amazonas...

Após denúncias de exploração de menores, Hytalo Santos é preso em SP

O influenciador digital paraibano Hytalo Santos e seu marido, Israel Nata Vicente, foram presos...

Ipaam apreende madeira extraída ilegalmente em Manacapuru

Operação resultou em multas de R$ 15,1 mil e apreensão de caminhão, motosserra e...