Yolanda Bento, do Portal Projeta – A procura por alimentos sem agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos têm aumentado por todo o mundo. Uma pesquisa do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis) apontou que cerca de 15% da população brasileira tem o hábito de consumir alimentos orgânicos.
Os orgânicos respeitam o meio ambiente e mantêm a qualidade do alimento, diminuindo a possibilidade de danos à saúde de quem consome e causam menos impacto à natureza.
Os benefícios são vários, a ausência de agrotóxicos é o maior deles, sendo uma boa alternativa visto que apenas neste mês, o Governo Federal aprovou o registro de mais 31 agrotóxicos, três deles são potencialmente cancerígenos. Ao todo, já são 169 produtos autorizados neste ano.
A agricultura orgânica contribui na melhoria das condições econômicas das comunidades rurais, gerando emprego e renda aos que vivem no campo. Além disso, reduz a poluição ambiental já que não contamina o solo com produtos químicos.
O Projeta te ajuda a encontrar comida de verdade, confira a lista de feiras orgânicas em Manaus:
- Primeira quinta e sexta-feira do mês: Universidade Federal do Amazonas, na AgroUfam. Das 8h às 19h.
- Terças e quintas-feiras: Manaus Plaza Shopping na Avenida Djalma Batista. Das 16h às 20h.
- Quartas-feiras: Studio 5 na Avenida Rodrigo Otávio. Das 10h às 20h.
- Quintas-feiras: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na Avenida André Araújo. Das 16h às 19h.
- Quinta-feira (a cada 15 dias): Fiocruz na Rua Terezina, Adrianópolis. Das 8h30 às 13h.
- Sábados: Praça ao lado do Colégio La Salle, bairro Dom Pedro. Das 7h às 11h.
- Sábados: Feira da Opoam na sede do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Das 6h às 11h.
- Sábados: Feira de Produtos Regionais (ala de produtos orgânicos) no estacionamento do Shopping Ponta Negra. Das 5h às 11h30.
- Sábados: Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Amazonas (SFA), no Adrianópolis. De 6h às 12h.