A empresa Perspectiva Mercado e Opinião divulgou nesta quinta-feira (26) a sua terceira pesquisa para o segundo turno das eleições em Manaus. O levantamento mostra o candidato David Almeida (Avante) 10% à frente do seu adversário na disputa, Amazonino Mendes (Podemos). A pesquisa foi realizada com 1.000 eleitores manauaras nos dias 24 e 25 de novembro.
David Almeida aparece com 55% das intenções de voto e Amazonino Mendes com 45%. A primeira pesquisa da empresa Perspectiva, divulgada no dia 16 de novembro, apontava David com 53% e Amazonino com 47%. No dia 19 deste mês, no segundo levantamento para o segundo turno, o candidato do Avante registrou 57% e o candidato do Podemos, 43%.
Na pesquisa estimulada, David tem 47,1%, enquanto Amazonino tem 39,4%. Brancos e Nulos são 9,8% e eleitores indecisos somam 3,7%. A margem de erro da pesquisa é de 3,1%, para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95%. A pesquisa foi registrada noTribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número AM-00077/2020.
Em entrevista ao radialista Ronaldo Tiradentes, nesta quinta-feira, o empresário Durango Duarte, dono da empresa Perspectiva, afirmou que “David Almeida é o prefeito de Manaus”. Ainda, conforme o publicitário, seus estudos mostram que até 65% dos votos de outros candidatos migraram para David Almeida.
A empresa informou que não realizará pesquisa boca de urna no segundo turno por causa da vantagem do candidato do Avante. “Considerando os dados captados nesta última pesquisa e a vantagem do candidato do Avante, a direção da Perspectiva Mercado e Opinião optou por não realizar a pesquisa de Boca de Urna”, diz a matéria publicada há pouco.
Leia mais:
Em primeiro debate de Amazonino e David, candidatos priorizam ataques
David segue com propostas e Amazonino prioriza ataques
Eleitor que se ausentou no primeiro turno pode votar no segundo
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta