terça-feira, outubro 22, 2024
More
    HomeSociedadeAmazonasAmazonas concentra 95% do número de indígenas com coronavírus no Brasil

    Amazonas concentra 95% do número de indígenas com coronavírus no Brasil

    Publicado em

    O número de casos de indígenas infectados no Brasil com o novo coronavírus chegou a 23, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) na quarta-feira (15). O Amazonas concentra 95% dos pacientes. Dos 22 no estado, são 12 casos em Manaus, oito no Alto Rio Solimões, um no município de Parintins e um na região Médio Riu Purus.

    Até o momento, três mortes de três etnias diferentes (kokama, tikuna e ianomâmi) foram confirmadas em decorrência da Covid-19, sendo duas no estado. O terceiro óbito ocorreu no Yanomami (1), localizado em Roraima. Há ainda 23 casos suspeitos que aguardam confirmação de exames.

    Segundo as informações do boletim, que são obtidas junto a cada um dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), Manaus registrava seis casos no início da semana e, agora com 12, ultrapassou a região de Alto Solimões, que tem oito casos confirmados. O Amazonas tinha até a manhã desta sexta-feira (16), 1.719 casos e 124 mortes por Covid-19.

    Os números da Sesai mais atualizados sobre indígenas ainda não haviam sido repassados para a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) até a manhã desta quinta-feira.

    No dia 9 de abril, o governo identificou a primeira morte de índio no estado. Um Kokama de 44 anos, sem histórico algum de comorbidade. Neste sábado (11) foi confirmada a segunda morte: um índio de 78 anos. Todos moradores da região do Alto Solimões, no Sudoeste do Amazonas.

    Nesta quarta-feira (15), o Amazonas registrou 16 novas mortes em 24 horas e o número de óbitos pelo novo coronavírus chegou a 106 no estado. No mesmo período, foram confirmados 70 novos casos da doença, conforme boletim divulgado, nesta quarta-feira (15), pela FVS-AM. O número total de casos confirmados no Estado chegou a 1.554.

    Indígenas do AM com Covid-19

    Uma bebê indígena venezuelana, de dois meses de idade, testou positivo para o novo coronavírus, nesta terça-feira (14), e está internada no Hospital Delphina Aziz. Ela vivia em um abrigo na Zona Norte de Manaus.A Prefeitura de Manaus ainda não conseguiu determinar se a menina foi contaminada no abrigo ou no hospital.

    O Amazonas deve receber nos próximos dias, por meio do Ministério da Saúde, um hospital de campanha com atenção voltada a indígenas contaminados pelo novo coronavírus. De acordo com o governador Wilson Lima, a estrutura vai funcionar em um centro de atendimento de saúde que já funciona em Manaus.

    O primeiro caso de coronavírus em índio foi registrado no Amazonas, em uma jovem de 20 anos que atua como agente de saúde no Distrito Sanitário Especial Indígena. Ela contraiu o vírus de um médico e acabou contaminando sua mãe, filha e vizinho. Depois de passar 14 dias em isolamento domiciliar na aldeia São José, município de Santo Antônio do Içá, 879 Km distante de Manaus, ela deixou de apresentar os sintomas da doença e é considerada fora do período de transmissão.

    Casos do novo coronavírus no Amazonas

    O Amazonas registrou 16 novas mortes em 24 horas e o número de óbitos pelo novo coronavírus chegou a 106 no estado. No mesmo período, foram confirmados 70 novos casos da doença, conforme boletim divulgado, nesta quarta-feira (15), pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM). O número total de casos confirmados no Estado chegou a 1.554.

    De acordo com a FVS-AM, a capital amazonense concentra 1.350 casos confirmados, totalizando 86% dos registros em todo o estado. O interior registra 204 casos, distribuídos em 18 municípios. No interior, a situação do município de Manacapuru preocupa as autoridades de saúde, por registrar 111 casos confirmados e seis óbitos.

    Ainda conforme o boletim, o número de pessoas fora do período de transmissão da Covid-19 saltou e chegou a 194 no estado.

    Leia mais:
    Alemanha diz que pandemia está sob controle
    Bolsonaro diz que possui um dossiê com plano de Maia, Doria e STF contra ele
    CNI lança ferramenta para calcular redução de jornada e salário

    Com informações do G1*

    Últimos Artigos

    Governo do AM realiza mais de 800 cirurgias ortopédicas nos finais de semana

    Desde maio deste ano, o Governo do Amazonas intensificou a programação de cirurgias ortopédicas...

    Confira quais bairros de Manaus ficarão sem luz nesta semana

    A Amazonas Energia disponibilizou o cronograma de manutenções programadas em diversos bairros de Manaus...

    Sine Manaus oferta 384 vagas de emprego nesta segunda-feira (21)

    A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 384 vagas de emprego...

    Explicando: pedágio eletrônico sem cancela

    Nesta semana, os pedágios eletrônicos, chamados também de free flow ou pedágios sem cancela,...

    Mais artigos como este

    Governo do AM realiza mais de 800 cirurgias ortopédicas nos finais de semana

    Desde maio deste ano, o Governo do Amazonas intensificou a programação de cirurgias ortopédicas...

    Confira quais bairros de Manaus ficarão sem luz nesta semana

    A Amazonas Energia disponibilizou o cronograma de manutenções programadas em diversos bairros de Manaus...

    Sine Manaus oferta 384 vagas de emprego nesta segunda-feira (21)

    A Prefeitura de Manaus, por meio do Sine Manaus, oferta 384 vagas de emprego...