HomeAmazôniaWilson Lima defende consenso para reduzir preços dos combustíveis

Wilson Lima defende consenso para reduzir preços dos combustíveis

Publicado em

Em reunião do Fórum Nacional de Governadores, nesta quinta-feira (03/02), o governador Wilson Lima defendeu que União, Estados e Municípios busquem um consenso para encontrar soluções que possam conter a alta e até reduzir os preços dos combustíveis. A reunião contou com a participação do relator de projeto de lei sobre o tema que tramita no Senado, senador Jean Paul Prates.

“É preciso deixar bem claro que todos nós governadores somos favoráveis a encontrar uma fórmula de manter ou diminuir o preço dos combustíveis, mas isso só pode acontecer se houver um consenso entre governo federal, governo estadual e governos municipais. E o Congresso Nacional tem uma participação fundamental nesse processo”, ressaltou Wilson Lima, que participou da reunião de forma virtual.

O governador disse que a reunião foi esclarecedora e aprofundou o diálogo para definição de mecanismos eficientes para estabilizar o preço dos combustíveis e, assim, reduzir os impactos na economia e na vida da população.

“É uma engenharia difícil, mas estou muito otimista porque abre-se um canal de diálogo com o Congresso Nacional e com as instâncias decisórias nesse processo. Então a gente sai dessa reunião entendendo que a gente pode avançar nessa pauta de garantir um preço justo dos combustíveis para a população”, reforçou Wilson Lima.

De acordo com informações do Senado, Jean Paul Prates é relator do Projeto de Lei 1.472/2021, que cria um programa de estabilização do preço do petróleo e derivados no Brasil.

Propostas – Entre as propostas discutidas no Fórum Nacional de Governadores está a criação de um fundo de equalização do preço dos combustíveis, além do retorno do processo de refino no país como alternativa para reduzir o preço da gasolina, etanol e diesel para os consumidores.

Ainda na reunião do Fórum, os governadores trataram do recrudescimento da pandemia de Covid-19 e do reajuste do piso salarial nacional dos profissionais da rede pública da educação básica.

Leia mais:
Prefeito David Almeida determina construção de três novas UBSs
Prefeitura de Manaus testa novo modelo de ônibus
Prefeito anuncia pneu de graça para taxistas e mototaxistas em Manaus

Últimos Artigos

Levantamento aponta 30 medidas de aumento e criação de novos impostos no Brasil

Um estudo detalhado realizado por consultorias econômicas e órgãos de fiscalização tributária revela que...

Defensoria Pública realiza atendimento histórico para indígenas no Vale do Javari

A cidade de Atalaia do Norte, no extremo oeste do Amazonas, tornou-se o epicentro...

Preço da gasolina em Manaus sobe e reflete instabilidade no mercado de petróleo

Os motoristas da capital amazonense foram surpreendidos com um novo reajuste nas bombas no...

Governador Wilson Lima fiscaliza avanços do Caic TEA no bairro Parque 10

A rede estadual de saúde do Amazonas caminha para a entrega de mais uma...

Mais artigos como este

Levantamento aponta 30 medidas de aumento e criação de novos impostos no Brasil

Um estudo detalhado realizado por consultorias econômicas e órgãos de fiscalização tributária revela que...

Defensoria Pública realiza atendimento histórico para indígenas no Vale do Javari

A cidade de Atalaia do Norte, no extremo oeste do Amazonas, tornou-se o epicentro...

Preço da gasolina em Manaus sobe e reflete instabilidade no mercado de petróleo

Os motoristas da capital amazonense foram surpreendidos com um novo reajuste nas bombas no...