HomeEm AltaWilson Lima assina decreto concedendo desconto de 20% no IPVA

Wilson Lima assina decreto concedendo desconto de 20% no IPVA

Publicado em

Decreto terá validade para todo o ano de 2022 e será aplicado mesmo sob o imposto pago de forma parcelada

O governador do Amazonas, Wilson Lima, assinou nesta sexta-feira (11/02) decreto que concede desconto de 20% no valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no estado. O benefício será válido para o calendário de recolhimento do tributo do ano de 2022, incluindo os casos em que o contribuinte optou pelo pagamento parcelado.

A medida vai beneficiar 490 mil proprietários de veículos do Amazonas que devem fazer o recolhimento anual do imposto, segundo dados da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz). Com o abatimento, o governo estadual consegue compensar, no bolso do cidadão, o aumento sentido com a subida do imposto obrigatório, que existe no país para custear diversas melhorias ligadas ao trânsito e a segurança do tráfego de veículos.

“O objetivo é diminuir o impacto econômico na vida das pessoas. O Estado abre mão de arrecadar mais para poder beneficiar o trabalhador, que depende do veículo para ganhar o seu sustento, assim como todo mundo que depende do transporte, seja particular ou coletivo. A gente deixa de arrecadar, mas garante o benefício para a população que sofreu muito”, destacou o governador Wilson Lima.

Em todo o país, o valor médio do IPVA disparou por causa do aumento no preço de carros novos. A pandemia de Covid-19 causou um problema de oferta global de insumos na indústria automotiva, levando a uma subida de preços. Veículos novos mais caros inflacionaram também o preço dos seminovos.

“É importante salientar que, aqui no Estado do Amazonas, em nenhum momento, houve aumento da alíquota do IPVA. O objetivo (do desconto de 20%) é diminuir o impacto econômico na vida das pessoas”, disse Wilson Lima.

Com a medida adotada pelo governador, os contribuintes não serão penalizados por esse aumento ocasionado pela pandemia, salienta o secretário de Estado de Fazenda, Alex Del Giglio.

“Esse desconto concedido agora por decisão do governador Wilson Lima vai cobrir, na prática, um aumento de 25%, que é superior à subida de preços. Quem já pagou o imposto, seja em cota única ou em parcelamento, passa a ficar com crédito tributário para ser usufruído ano que vem”, disse.

De acordo com o decreto, que foi encaminhado para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), o novo desconto de 20% não interfere na atual política de reduções por pagamento antecipado ou boa conduta no trânsito. Ou seja, é um acréscimo de benefícios aos contribuintes do Amazonas.

Quem optou pelo pagamento parcelado e quitou a primeira parcela ficará com crédito na Sefaz que será aplicado ao IPVA do ano que vem. As parcelas subsequentes, ou seja, a partir deste mês de fevereiro, já contarão com o desconto.

Leia mais:
Veja a tabela do Amazonas para pagamento do IPVA 2022

Últimos Artigos

Suframa avança nas negociações para implantação da fábrica da The LED no PIM ainda em 2026

A Suframa e a empresa The LED avançaram nas tratativas para consolidar a instalação...

Funai, MPI e MJSP firmam acordo para combater crime organizado em territórios indígenas na Amazônia

Programa “Território Seguro, Amazônia Soberana” prevê ações integradas de proteção territorial, combate ao tráfico...

Lula amplia vantagem sobre Flávio Bolsonaro após caso Vorcaro, aponta Atlas/Bloomberg

Pesquisa Atlas/Bloomberg mostra mudança no cenário eleitoral após divulgação de mensagens entre senador e...

Adaf alerta pecuaristas para atualização obrigatória de rebanhos no Amazonas

A atualização de rebanhos no Amazonas deve ser realizada por todos os pecuaristas do...

Mais artigos como este

Suframa avança nas negociações para implantação da fábrica da The LED no PIM ainda em 2026

A Suframa e a empresa The LED avançaram nas tratativas para consolidar a instalação...

Funai, MPI e MJSP firmam acordo para combater crime organizado em territórios indígenas na Amazônia

Programa “Território Seguro, Amazônia Soberana” prevê ações integradas de proteção territorial, combate ao tráfico...

Lula amplia vantagem sobre Flávio Bolsonaro após caso Vorcaro, aponta Atlas/Bloomberg

Pesquisa Atlas/Bloomberg mostra mudança no cenário eleitoral após divulgação de mensagens entre senador e...