Na manhã desta quinta-feira (6), o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), fez um pronunciamento ao vivo para anunciar a criação do Auxílio Estadual Enchente para as famílias afetadas pelas cheias dos rios dos últimos meses.
O benefício é mais uma das ações da Operação Enchente 2021, que, desde fevereiro deste ano, tem levado ajuda humanitária, água potável e ações nas áreas social, saúde e fomento, como anistia de dívidas e operações de crédito, aos municípios em Situação de Emergência decretada em razão da cheia.
Doze cidades do interior do Amazonas localizadas nas calhas do Purus e Juruá já receberam as ações da operação. De acordo com a apresentação feita durante o pronunciamento, 20 municípios estão em situação de emergência, 22 em situação de transbordamento, 3 em situação de alerta, 8 em atenção e 9 dentro da normalidade.
Ainda, segundo os dados apresentados, cerca de R$ 67 milhões já foram investidos pelo Estado para enfrentamento a esses desastres causados pelas cheias.
Durante a entrevista coletiva, o governador anunciou que o auxílio terá o valor de R$ 300, em parcela única, e que beneficiará aproximadamente 100 mil famílias. A entrega dos cartões terá início nesta sexta-feira (7), segundo Wilson Lima.
Leia mais:
Wilson Lima envia projeto à Aleam para auxílio permanente
Cheia no Amazonas faz cidades do interior entrarem em alerta
Wilson Lima recebe prefeitos para tratar da Operação Enchente 2021
Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta