quarta-feira, fevereiro 5, 2025
More
    HomePoderAmazonasVisitas podem ser agendadas para conhecer protocolos de saúde nas escolas

    Visitas podem ser agendadas para conhecer protocolos de saúde nas escolas

    Publicado em

    Estar seguro quanto à ida dos filhos às escolas neste retorno às aulas presenciais do Ensino Fundamental é um ponto primordial para os pais, que resolveram visitar as unidades de ensino para checar os procedimentos adotados pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, e ficar mais confiantes de que a pasta está atenta aos protocolos. Após a visita, a certeza dos cuidados para prevenção deu a segurança que eles buscavam.

    A vendedora Neuziane Silva e a cobradora Nubia Rocha, mães dos estudantes Yuri Lucas Silva e Yasmim Rocha, respectivamente, visitaram, nesta segunda-feira (28/09), a Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Prof. Djalma Batista, na zona sul de Manaus, e foram recebidas pela gestora da unidade, Jéssica Coelho.

    Os pais e responsáveis que desejarem podem agendar a visita por meio de contato direto com a gestão escolar a partir desta quarta-feira (30/09). As equipes estão orientadas pela secretaria a receber os responsáveis em horários alternados, evitando aglomerações e apresentando as adequações realizadas.

    Durante a visita, as mães visitaram todos os espaços que os filhos vão voltar a frequentar a partir desta quarta-feira (30/09), quando retornam as aulas presenciais. Corredores, refeitório, banheiros, biblioteca e salas de aulas inspecionados pelas responsáveis, que aproveitaram para tirar dúvidas sobre o distanciamento e os procedimentos adotados.

    Neuziane disse estar mais tranquila com o que viu. “A preocupação é em como eles vão lidar com essa nova adaptação, que é bem diferente do que eles estavam acostumados. Acho que os pais podem ajudar dando orientação de como se lida com o distanciamento dos coleguinhas, enfatizando o risco para a saúde deles e dos familiares, caso não sigam os protocolos”, avaliou a vendedora.

    Núbia, por sua vez, disse que encontrou a escola bem preparada, com os funcionários bem orientados, mas, ainda assim, vai seguir com os cuidados que vem tendo desde o início da pandemia de Covid-19.

    “Com a parte da escola eu fico tranquila, e espero que os pais tenham esse mesmo cuidado fora daqui. Além de manter a higienização, eu já orientei a Yasmim sobre não compartilhar os objetos pessoais, como lápis, caneta, borracha e não dividir, em hipótese alguma, a máscara e o copo. Ela tem que pensar na saúde dela e na nossa família, que tem pessoas do grupo de risco”, explica a cobradora.

    Os estudantes acompanharam as mães na visita e também pensaram nos cuidados. “Espero que meus colegas saibam entender as medidas de segurança, usem a máscara, o álcool em gel, tudo isso”, disse Yasmim. “Acho que um ou outro vai fazer alguma brincadeira, mas a gente tem que respeitar os protocolos”, acrescentou Yuri.

    Preparação – A gestora da Eeti Djalma Batista, Jéssica Coelho, tem recebido pais que querem visitar a escola e se mostra satisfeita com a preocupação dos responsáveis. Ela faz questão de mostrar a unidade e tranquilizá-los, mostrando a sinalização, explicando a formação dos professores na Jornada Pedagógica, a reestruturação do currículo e de toda infraestrutura da escola.

    “Além da sinalização, a gente conta com todo o corpo de professores, que vai estar orientando esses alunos e que tem, na primeira semana, todo o trabalho dos protocolos. Será um trabalho contínuo para que os alunos obedeçam essa sinalização, esse distanciamento nas áreas comuns e dentro das salas de aula”.

    Retorno – As aulas presenciais do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais e Finais retornam, nesta quarta, com as turmas divididas em grupos A e B, que frequentarão as aulas em dias intercalados e de forma híbrida, com aula presencial e on-line.

    Leia mais:
    Wilson Lima descarta possibilidade de ‘lockdown’ no Amazonas
    Arthur propõe a Wilson decretar lockdown em Manaus por duas semanas
    Amazonas receberá mais 300 mil testes para detecção do novo coronavírus

    Com informações da Secom*

     

    Últimos Artigos

    Semed publica edital de PSS para pedagogos e professores

    A Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) publicou nesta terça-feira (4) um edital...

    Ultraprocessados não podem ultrapassar 15% do cardápio de merendas escolares

    O governo federal vai reduzir para 15% o limite de alimentos processados e ultraprocessados...

    Edital de novo CNU deve ser divulgado em breve, diz ministra

    O governo federal deve publicar, ao longo das próximas semanas, um novo edital do...

    Inscrições para o Bolsa Atleta estão abertas até dia 24/02

    Começa nesta segunda-feira (3) e segue até o dia 24 de fevereiro o período...

    Mais artigos como este

    Semed publica edital de PSS para pedagogos e professores

    A Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) publicou nesta terça-feira (4) um edital...

    Ultraprocessados não podem ultrapassar 15% do cardápio de merendas escolares

    O governo federal vai reduzir para 15% o limite de alimentos processados e ultraprocessados...

    Edital de novo CNU deve ser divulgado em breve, diz ministra

    O governo federal deve publicar, ao longo das próximas semanas, um novo edital do...