HomeSociedadeTransfusão intrauterina é realizada no Amazonas em paciente indígena

Transfusão intrauterina é realizada no Amazonas em paciente indígena

Publicado em

O estado do Amazonas realizou, no último sábado (11), a primeira transfusão intrauterina na rede pública de saúde. O procedimento de alta complexidade ocorreu na maternidade Ana Braga, em Manaus, e envolveu uma paciente indígena da etnia baré, proveniente de São Gabriel da Cachoeira, a 852 quilômetros da capital.

Tecnologia e atendimento remoto identificaram o caso

A paciente foi identificada por meio do Telemonitoramento de Pré-Natal de Alto Risco (TelePNAR), programa que utiliza telemedicina para acompanhar gestantes em áreas remotas. Desenvolvido em parceria com a Universidade do Amazonas (Ufam) e o Ministério da Saúde, o TelePNAR foi crucial para o diagnóstico precoce e encaminhamento da paciente a Manaus.

“A tecnologia permitiu a identificação da incompatibilidade sanguínea e uma intervenção eficiente para salvar a vida do bebê e garantir o bem-estar da mãe”, explicou Nayara Maksoud, secretária de Saúde do Amazonas.

Anemia severa no feto exigiu intervenção imediata

A gestante, com 29 semanas, foi transferida para Manaus após a equipe médica identificar anemia severa no feto. Exames realizados no Ambulatório Araújo Lima confirmaram a gravidade do quadro, que colocava em risco a vida do bebê.

A transfusão foi realizada pela equipe da maternidade Ana Braga, referência em casos de alta complexidade. Segundo Carlos Henrique Freire, médico responsável pelo TelePNAR, “o suporte logístico e clínico garantiu a realização bem-sucedida do procedimento”.

Como funciona a transfusão intrauterina

O procedimento consiste na transfusão de sangue diretamente para o feto, ainda no útero. No caso da paciente, a incompatibilidade do fator Rh entre mãe (Rh negativo) e bebê (Rh positivo) foi o fator desencadeante da anemia.

Durante a transfusão, cerca de 70 ml de sangue tratado foram administrados em um procedimento que durou aproximadamente 40 minutos.

“A estrutura e preparo das nossas equipes permitiram que o procedimento fosse realizado com excelência. Estamos muito felizes com o resultado”, destacou Edilson Albuquerque, diretor da maternidade Ana Braga.

Mãe e bebê em recuperação

Após o sucesso da transfusão, mãe e bebê passam bem e deverão retornar à maternidade para acompanhamento e possíveis novas dosagens de sangue.

“Recebi todo o cuidado necessário e estou muito agradecida. Graças ao empenho da equipe médica, poderei seguir com minha gestação”, afirmou a paciente.

A transfusão intrauterina marca um avanço no atendimento a gestantes de alto risco no Amazonas, reforçando o compromisso do estado com a saúde materna e fetal, especialmente em comunidades indígenas e áreas de difícil acesso.

Últimos Artigos

A um dia da eleição, pesquisa Projeta aponta cenário de segundo turno entre Omar Aziz e Roberto Cidade

Nova pesquisa do Instituto Projeta apresenta os percentuais dos candidatos na disputa pelo Governo...

Antaq suspende sobretaxas de seca da ONE, Maersk e Aliança em operações com Manaus

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) determinou, por enquanto, a suspensão de sobretaxas...

Roberto Cidade empata com Omar Aziz e lidera contra Maria e David em simulações de 2º turno no Amazonas

Pesquisa Real Time Big Data mostra Omar Aziz na liderança do primeiro turno, enquanto...

Lula no Flow registra mais de 1,6 milhão de espectadores e supera live de Flávio Bolsonaro

Entrevista do presidente no podcast alcançou pico de 1.640.193 espectadores simultâneos no YouTube, enquanto...

Mais artigos como este

A um dia da eleição, pesquisa Projeta aponta cenário de segundo turno entre Omar Aziz e Roberto Cidade

Nova pesquisa do Instituto Projeta apresenta os percentuais dos candidatos na disputa pelo Governo...

Antaq suspende sobretaxas de seca da ONE, Maersk e Aliança em operações com Manaus

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) determinou, por enquanto, a suspensão de sobretaxas...

Roberto Cidade empata com Omar Aziz e lidera contra Maria e David em simulações de 2º turno no Amazonas

Pesquisa Real Time Big Data mostra Omar Aziz na liderança do primeiro turno, enquanto...