terça-feira, fevereiro 17, 2026
More
    HomeSociedadeBrasilTragédia em Pernambuco: estados se mobilizam para ajudar

    Tragédia em Pernambuco: estados se mobilizam para ajudar

    Publicado em

    Mais de 3 mil pessoas estão desabrigadas e 84 morreram desde o dia 25 de maio, em 14 municípios do estado

    Pelo menos sete estados brasileiros já se mobilizaram para enviar equipes do Corpo de Bombeiros e auxiliar a população pernambucana que enfrenta fortes chuvas desde a última semana.

    De acordo com o governo de Pernambuco, 84 pessoas morreram desde a última quarta-feira (25), 56 estão desaparecidas, 3.957 desabrigadas e 14 municípios decretaram situação de emergência.

    Na noite deste domingo (29), doze bombeiros da Bahia estavam à caminho do Recife para auxiliar nas buscas e resgates de vítimas em estruturas colapsadas. O Rio Grande do Norte também autorizou o envio de oito bombeiros, além de cão farejador.

    A Paraíba, outro estado que também enfrenta fortes chuvas, mandou uma equipe. Amazonas, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais também deixaram suas corporações disponíveis.

    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o primeiro alerta de chuvas no litoral do nordeste em 20 de maio, mas as precipitações em Pernambuco começaram a se intensificar na última segunda-feira (23).

    Em três dias, foram registrados 194mm apenas na cidade do Recife, índice que está entre os três maiores da história da cidade, atrás apenas de máximas nos anos de 1970 (335,8mm) e 1986 (235mm).

    A Prefeitura da capital já estruturou 41 abrigos para acolher as pessoas e suspendeu as aulas da rede municipal. Há previsão para mais chuva no decorrer desta segunda-feira (30).

    O governador Paulo Câmara disponibilizou R$ 100 milhões para o trabalho de busca e salvamento e também para obras urgentes e de infraestrutura nos municípios atingidos.

    Além de Pernambuco, outros quatro estados do nordeste também estão com alertas para chuva desde a última semana.

    O Alagoas, outro estado fortemente atingido, decretou situação de emergência e registra 2.102 pessoas desabrigadas e 8.017 desalojadas. Na Paraíba, 14 pessoas ficaram desalojadas depois do rompimento de um açude em Pocinhos, no Agreste. O Rio Grande do Norte e o Sergipe também registraram chuvas além do esperado.

    Leia mais:
    Itacoatiara recebe R$ 1 milhão para minimizar estragos da chuva
    Chuva em Itacoatiara: Wilson Lima anuncia repasse para auxiliar famílias
    Chuva: Saullo Vianna acompanha ações para reduzir danos em Parintins

    Mais informações.

     

    Últimos Artigos

    SES-AM mantém cirurgias e consultas eletivas durante feriado prolongado de Carnaval

    Durante o feriado prolongado de Carnaval (entre 14 e 18 de fevereiro), a Secretaria...

    Alunos da rede estadual têm 2 dias para pedir isenção no PSC da UFAM

    Estudantes da rede estadual de ensino do Amazonas que cursam a 1ª e 2ª...

    PF investiga vazamento de dados do STF e cumpre mandados em três estados

    A PF investiga vazamento de dados do STF em uma operação deflagrada na manhã...

    MEC abre pré-inscrição para o Pé-de-Meia Licenciaturas 2026

    O Ministério da Educação (MEC) inicia nesta terça-feira (17) o período de cadastramento de...

    Mais artigos como este

    SES-AM mantém cirurgias e consultas eletivas durante feriado prolongado de Carnaval

    Durante o feriado prolongado de Carnaval (entre 14 e 18 de fevereiro), a Secretaria...

    Alunos da rede estadual têm 2 dias para pedir isenção no PSC da UFAM

    Estudantes da rede estadual de ensino do Amazonas que cursam a 1ª e 2ª...

    PF investiga vazamento de dados do STF e cumpre mandados em três estados

    A PF investiga vazamento de dados do STF em uma operação deflagrada na manhã...