quarta-feira, janeiro 7, 2026
More
    HomePoderSecretário especial do Ministério da Agricultura visita AM

    Secretário especial do Ministério da Agricultura visita AM

    Publicado em

    Para averiguar e debater a questão fundiária e de assentados o secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luis Antônio Nabhan Garcia, estará no Amazonas nesta quinta (16) e sexta-feira (17).

    Na quinta (16), às 14h30, Nabhan se reune com produtores rurais e lideranças do ramo, das prefeituras do interior e do governo do Estado, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

    Já na sexta (17), o secretário especial do Mapa irá até o município de Humaitá (a 675 quilômetros de Manaus) reunir com produtores e lideranças locais e tratar da regulamentação fundiária no local. A reunião será às 10h, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Tarcila Prado de Negreiros Mendes, na rodovia BR-230, Km 3,5, bairro São Cristovão.

    De acordo com dados da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Amazonas (Fetagri), o Amazonas tem 145 assentamentos rurais, mas nenhum 100% regularizado, o que coloca a região num ranking negativo.

    Para o articulador da visita, deputado federal Sidney Leite (PSD), a proposta é ver a possibilidade de se implantar uma unidade avançada do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no sul do Amazonas.

    “Não é possível que o Amazonas, o maior Estado dessa federação, com 1,5 milhão de metros quadrados, ter um passivo fundiário significativo. Não temos um assentamento consolidado no estado. É importante avançarmos nessa pauta”, assinalou o parlamentar.

    O secretário de Produção Rural do Amazonas, Petrucio Magalhães Júnior, que acompanhará Nabhan durante visita à Humaitá, destacou a importância do evento posto que a regularização fundiária sempre foi um dos maiores entraves para o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas.

    “De posse do título, o agricultor terá acesso ao crédito rural, à regularização ambiental e ao resgate da cidadania e da qualidade de vida no interior”, informou Petrucio.

    Últimos Artigos

    Hospital 28 de Agosto inicia programação pelos 40 anos de funcionamento

    O Hospital 28 de Agosto deu início, nesta segunda-feira (5), à programação comemorativa pelos...

    Acidente paralisa perfuração na Foz do Amazonas

    Acidente na Foz do Amazonas levou à paralisação das atividades de perfuração da Petrobras...

    Amazônia pode enfrentar clima inédito na Terra em 40 milhões de anos, aponta estudo

    Clima hipertropical pode se tornar uma realidade cada vez mais frequente na Amazônia nas...

    MPE cria grupo para combater infiltração do crime organizado nas eleições

    MPE cria grupo para combater infiltração de facções criminosas nas eleições e reforça a...

    Mais artigos como este

    Hospital 28 de Agosto inicia programação pelos 40 anos de funcionamento

    O Hospital 28 de Agosto deu início, nesta segunda-feira (5), à programação comemorativa pelos...

    Acidente paralisa perfuração na Foz do Amazonas

    Acidente na Foz do Amazonas levou à paralisação das atividades de perfuração da Petrobras...

    Amazônia pode enfrentar clima inédito na Terra em 40 milhões de anos, aponta estudo

    Clima hipertropical pode se tornar uma realidade cada vez mais frequente na Amazônia nas...