HomeCotidianoSaúde capacita técnicos para combater malária em distritos indígenas

Saúde capacita técnicos para combater malária em distritos indígenas

Publicado em

A Sesai (Secretaria de Saúde Indígena) realizou nesta segunda-feira (11) a Oficina de Microplanejamento das Ações para Controle e Eliminação da Malária nos DSEIs (Distritos Sanitários Especiais Indígenas).  O objetivo, segundo a pasta, é capacitar técnicos para a vigilância da malária em 25 DSEIs classificados como prioritários.

Os distritos que receberão orientações são Araguaia, Tocantins, Xavante, Xingu, Maranhão, Cuiabá, Vilhena, Kaiapó do Mato Grosso, Altamira, Alto Rio Purus, Guamá-Tocantins, Alto Rio Juruá, Manaus, Kaiapó do Pará, Amapá e Norte do Pará, Alto Rio Solimões, Leste de Roraima, Médio Rio Purus, Porto Velho, Vale do Javari, Médio Rio Solimões e Afluentes, Rio Tapajós, Parintins, Alto Rio Negro e Yanomami.

A oficina segue até a próxima quarta-feira (13) e é direcionada às chefias das divisões de Atenção à Saúde Indígena (Diasis), os pontos focais e os técnicos da vigilância da malária dos DSEIs de região endêmica. O seminário será ofertado em duas turmas, uma com 50 e outra com 40 participantes.

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, cujos agentes causadores são protozoários do gênero Plasmodium transmitidos por mosquitos antropofílicos Anopheles. As manifestações clínicas mais comuns são calafrios, febre e sudorese acompanhados por cefaleia, mialgia, náuseas e vômitos.

“É importante destacar que gestantes, crianças e primoinfectados estão sujeitos à maior gravidade e devem ser acompanhados preferencialmente por um médico e que o protozoário Plasmodium falciparum é o responsável pela maioria dos casos letais”, reforçou o ministério, por meio de nota.

Em relação ao vetor, entre as 400 espécies de mosquitos do gênero Anopheles, 60 estão presentes no Brasil e 11 possuem importância epidemiológica na transmissão da malária. O principal deles, o An. Darlingi, tem ampla distribuição no território brasileiro – só não é encontrado no sertão nordestino, no Rio Grande do Sul e em altitude acima de mil metros.

Dados da secretaria apontam que o risco de adoecer por malária entre povos indígenas é duas vezes maior que entre os não indígenas na região amazônica.

“Além disso, as condições de acesso e outros fatores socioculturais dificultam o diagnóstico adequado e a supervisão do tratamento, o que pode contribuir para o aumento no número de casos e a mudança do perfil epidemiológico da doença nessa população”.

Entre 2018 e 2020, houve um aumento de 38,2% no número de casos da doença registrados em áreas indígenas. Entre os 34 distritos indígenas, 21 possuem casos registrados de malária em seus territórios em 2022 e quatro estão na área endêmica.

Também foi registrado aumento no número de casos da doença nos DSEIs Yanomami, Alto Rio Negro, Rio Tapajós, Médio Rio Solimões e Afluentes e Vale do Javari.

*Com informações da Agência Brasil

Últimos Artigos

Concurso do Ipaam: 78 candidatos PcD avançam para próxima etapa após análise documental

O concurso do Ipaam avançou para uma nova etapa com a divulgação do resultado...

Festival Amazonas de Ópera marca retorno de Maria Gerk ao Teatro Amazonas após trajetória iniciada na infância

O Festival Amazonas de Ópera volta a reunir artistas com trajetórias construídas dentro do...

Governo do Amazonas leva Crédito Rosa e Dignidade Menstrual a Tabatinga e beneficia mulheres em situação de vulnerabilidade

O Crédito Rosa e o programa Dignidade Menstrual chegaram ao município de Tabatinga, no...

Festival Amazonas de Ópera apresenta montagem histórica de ‘Salvator Rosa’ no Teatro Amazonas

O Festival Amazonas de Ópera (FAO) alcança um de seus momentos mais significativos nesta...

Mais artigos como este

Concurso do Ipaam: 78 candidatos PcD avançam para próxima etapa após análise documental

O concurso do Ipaam avançou para uma nova etapa com a divulgação do resultado...

Festival Amazonas de Ópera marca retorno de Maria Gerk ao Teatro Amazonas após trajetória iniciada na infância

O Festival Amazonas de Ópera volta a reunir artistas com trajetórias construídas dentro do...

Governo do Amazonas leva Crédito Rosa e Dignidade Menstrual a Tabatinga e beneficia mulheres em situação de vulnerabilidade

O Crédito Rosa e o programa Dignidade Menstrual chegaram ao município de Tabatinga, no...