HomePoderBrasilPL autoriza passagem de linhas de transmissão por terras indígenas

PL autoriza passagem de linhas de transmissão por terras indígenas

Publicado em

Está em análise no Senado Federal o Projeto de Lei Complementar 275/2019, que define a passagem de linhas de transmissão de energia elétrica por terras indígenas como de relevante interesse público da União. A proposta, de autoria do senador Chico Rodrigues (DEM), aguarda designação de relator na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Após a análise da CDH, a proposta seguirá para votação das Comissões de Infraestrutura (CI) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Desmatamento em terras indígenas tem alta de 74%, diz Inpe

Na justificativa da proposta, o autor ressalta que, embora seja necessário o respeito às comunidades indígenas afetadas, é também imprescindível considerar o interesse de todos na instalação de “tão importante infraestrutura”. O artigo 231 da Constituição Federal proíbe a ocupação, o domínio e a posse de terras indígenas ou a exploração das riquezas naturais do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes. A exceção são as atividades de “relevante interesse público da União”, que precisam ser regulamentadas por lei complementar, como esta proposta pelo senador.

“Um exemplo é a dependência de cerca de meio milhão de habitantes de Roraima do fornecimento de energia elétrica por combustão de diesel, porque para interligar Roraima ao Sistema Interligado Nacional, seria preciso passar as redes de transmissão por cerca de cem quilômetros lineares em uma comunidade indígena com menos de 2 mil habitantes, dados de 2017. Não parece justo o interesse de 2 mil pessoas condenar meio milhão de pessoas à escuridão e ao atraso”, defende o senador.

Bolsonaro quer rever demarcações de terras indígenas

De acordo com Rodrigues, a proposição procura assegurar às comunidades indígenas a obtenção de compensação financeira pela instalação da rede, estabelecendo que ela seja proporcional à remuneração obtida com a prestação do serviço público de transmissão de energia elétrica. Isso garantirá, segundo ele, um ressarcimento adequado, ao longo de toda a vida útil do equipamento, pelos efeitos decorrentes do uso parcial da terra indígena. “Esse projeto busca o justo, que é a proteção dos interesses nacionais na instalação das infraestruturas de transmissão de energia elétrica com o respeito aos direitos indígenas e seu sustento”, destaca o parlamentar.

Acesse o projeto aqui.

Por Cíntia Ferreira*
*Com informações da Agência Senado

Últimos Artigos

UEA e TRE-AM abrem seleção para projeto de extensão no Cadastro Eleitoral 2026

A seleção UEA TRE-AM para o projeto de extensão “Eleitores de Manaus e a...

Suframa celebra 59 anos com faturamento recorde e liderança em gestão pública

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) completa, neste sábado (28), 59 anos...

Polícia Militar do Amazonas apreende 2,7 toneladas de drogas e prende 11 pessoas na zona oeste de Manaus

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu 2,7 toneladas de drogas e prendeu 11...

Dengue lidera casos de arboviroses no Amazonas no início de 2026

A dengue é a arbovirose com maior número de casos confirmados no Amazonas nos...

Mais artigos como este

UEA e TRE-AM abrem seleção para projeto de extensão no Cadastro Eleitoral 2026

A seleção UEA TRE-AM para o projeto de extensão “Eleitores de Manaus e a...

Suframa celebra 59 anos com faturamento recorde e liderança em gestão pública

A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) completa, neste sábado (28), 59 anos...

Polícia Militar do Amazonas apreende 2,7 toneladas de drogas e prende 11 pessoas na zona oeste de Manaus

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) apreendeu 2,7 toneladas de drogas e prendeu 11...