HomePoderBrasilPL autoriza passagem de linhas de transmissão por terras indígenas

PL autoriza passagem de linhas de transmissão por terras indígenas

Publicado em

Está em análise no Senado Federal o Projeto de Lei Complementar 275/2019, que define a passagem de linhas de transmissão de energia elétrica por terras indígenas como de relevante interesse público da União. A proposta, de autoria do senador Chico Rodrigues (DEM), aguarda designação de relator na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Após a análise da CDH, a proposta seguirá para votação das Comissões de Infraestrutura (CI) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Desmatamento em terras indígenas tem alta de 74%, diz Inpe

Na justificativa da proposta, o autor ressalta que, embora seja necessário o respeito às comunidades indígenas afetadas, é também imprescindível considerar o interesse de todos na instalação de “tão importante infraestrutura”. O artigo 231 da Constituição Federal proíbe a ocupação, o domínio e a posse de terras indígenas ou a exploração das riquezas naturais do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes. A exceção são as atividades de “relevante interesse público da União”, que precisam ser regulamentadas por lei complementar, como esta proposta pelo senador.

“Um exemplo é a dependência de cerca de meio milhão de habitantes de Roraima do fornecimento de energia elétrica por combustão de diesel, porque para interligar Roraima ao Sistema Interligado Nacional, seria preciso passar as redes de transmissão por cerca de cem quilômetros lineares em uma comunidade indígena com menos de 2 mil habitantes, dados de 2017. Não parece justo o interesse de 2 mil pessoas condenar meio milhão de pessoas à escuridão e ao atraso”, defende o senador.

Bolsonaro quer rever demarcações de terras indígenas

De acordo com Rodrigues, a proposição procura assegurar às comunidades indígenas a obtenção de compensação financeira pela instalação da rede, estabelecendo que ela seja proporcional à remuneração obtida com a prestação do serviço público de transmissão de energia elétrica. Isso garantirá, segundo ele, um ressarcimento adequado, ao longo de toda a vida útil do equipamento, pelos efeitos decorrentes do uso parcial da terra indígena. “Esse projeto busca o justo, que é a proteção dos interesses nacionais na instalação das infraestruturas de transmissão de energia elétrica com o respeito aos direitos indígenas e seu sustento”, destaca o parlamentar.

Acesse o projeto aqui.

Por Cíntia Ferreira*
*Com informações da Agência Senado

Últimos Artigos

Energia solar viabiliza fábrica de gelo em comunidade ribeirinha no Amazonas

Uma iniciativa baseada em energia solar está transformando a realidade de uma comunidade ribeirinha...

Instituto oferece bolsas de estudo para impulsionar bioeconomia amazônica

O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia lançou o Desafio Bioinovação Amazônia,...

Roberto Cidade e Serafim Corrêa oficializam chapa para eleição indireta no Amazonas

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) recebeu, nesta quarta-feira (15), o primeiro...

Defensoria Itinerante oferece atendimento jurídico gratuito em Manaus no dia 18 de abril

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realizará, no próximo dia 18 de...

Mais artigos como este

Energia solar viabiliza fábrica de gelo em comunidade ribeirinha no Amazonas

Uma iniciativa baseada em energia solar está transformando a realidade de uma comunidade ribeirinha...

Instituto oferece bolsas de estudo para impulsionar bioeconomia amazônica

O Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia lançou o Desafio Bioinovação Amazônia,...

Roberto Cidade e Serafim Corrêa oficializam chapa para eleição indireta no Amazonas

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) recebeu, nesta quarta-feira (15), o primeiro...