HomePoderProjeto de Lei pretende criar política nacional de proteção da Amazônia

Projeto de Lei pretende criar política nacional de proteção da Amazônia

Publicado em

O Projeto de Lei 6271/19, em tramitação na Câmara dos Deputados, visa à criação da Política Nacional de Proteção do Bioma Amazônia, com o objetivo de promover a conservação e o desenvolvimento sustentável da região. A proposta é de autoria do deputado federal Eduardo Costa (PTB) e estipula uma meta a ser alcançada, num período de cinco anos, de preservar, pelo menos, 17% do bioma, por meio de unidades de conservação de proteção integral.

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. Após analisada pelas comissões, será submetida a votação em Plenário.

Pela redação do projeto, cabe ao Poder Público monitorar o desmatamento, expandir o sistema de unidades de conservação, implantar corredores de biodiversidade e fomentar o turismo ecológico, cultural e rural, por exemplo. O projeto também prevê o pagamento por serviços ambientais, a fim de estimular proprietários e posseiros a conservar a vegetação nativa. O Poder Público terá um prazo de dois anos, a contar da data de sanção da lei, para implantar o Zoneamento Ecológico-Econômico do bioma Amazônia. O zoneamento deverá indicar áreas prioritárias para a conservação, o desenvolvimento das atividades produtivas, a implantação dos corredores de biodiversidade e a restauração ecológica.

Na justificativa do projeto, o deputado explica que o propósito é assegurar a conservação e promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia. “A Amazônia é quase mítica: um verde e vasto mundo de águas e florestas, onde as copas de árvores imensas escondem o úmido nascimento, reprodução e morte de mais de um-terço das espécies que vivem sobre a Terra. Os números são igualmente monumentais. A Amazônia é o maior bioma do Brasil: num território de 4,196.943 milhões de km2 (IBGE,2004), crescem 2.500 espécies de árvores (ou um-terço de toda a madeira tropical do mundo) e 30 mil espécies de plantas (das 100 mil da América do Sul)”, justificou.

O parlamentar também disse que as estimativas situam a região como a maior reserva de madeira tropical do mundo. “Seus recursos naturais – que, além da madeira, incluem enormes estoques de borracha, castanha, peixe e minérios, por exemplo – representam uma abundante fonte de riqueza natural. A região abriga também grande riqueza cultural, incluindo o conhecimento tradicional sobre os usos e a forma de explorar esses recursos naturais sem esgotá-los nem destruir o habitat natural. Toda essa grandeza não esconde a fragilidade do ecossistema local, porém. A floresta vive a partir de seu próprio material orgânico, e seu delicado equilíbrio é extremamente sensível a quaisquer interferências. Os danos causados pela ação antrópica são muitas vezes irreversíveis”, destacou.

O projeto na íntegra pode ser acessado aqui

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

Últimos Artigos

Planejamento familiar em Manaus ganha reforço com ampliação de método anticoncepcional na rede pública

A rede municipal de saúde de Manaus registrou um avanço significativo na oferta de...

Operação contra mineração clandestina destrói estruturas de R$ 8 milhões no Amazonas

Uma força-tarefa liderada pela Polícia Federal (PF) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação...

Alunos de Direito da UEA recebem capacitação da Defensoria para atuação no interior

Uma cooperação estratégica entre o meio acadêmico e a assistência jurídica promete transformar o...

Entenda o que muda com a aprovação da PEC do fim da escala 6×1

A rotina de trabalho no cenário nacional pode passar por uma reformulação histórica nos...

Mais artigos como este

Planejamento familiar em Manaus ganha reforço com ampliação de método anticoncepcional na rede pública

A rede municipal de saúde de Manaus registrou um avanço significativo na oferta de...

Operação contra mineração clandestina destrói estruturas de R$ 8 milhões no Amazonas

Uma força-tarefa liderada pela Polícia Federal (PF) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação...

Alunos de Direito da UEA recebem capacitação da Defensoria para atuação no interior

Uma cooperação estratégica entre o meio acadêmico e a assistência jurídica promete transformar o...