HomeCotidianoPrograma de robótica será implantado em escolas ribeirinhas e indígenas

Programa de robótica será implantado em escolas ribeirinhas e indígenas

Publicado em

Iniciativa busca levar educação tecnológica a mais de 4 mil estudantes da educação básica

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) anunciou em Manaus, apoio à implantação do Programa Robótica Educacional e Educação Tecnológica na Amazônia, que será levado a escolas públicas de comunidades ribeirinhas e indígenas. O objetivo é ampliar o acesso à tecnologia e inovação nas regiões mais remotas do estado.

O projeto é desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), em parceria com a Positivo Tecnologia, e será articulado com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), que ficará responsável por identificar as escolas que receberão o programa.

Ensino de robótica será aplicado com kits Lego e metodologia Steam

A iniciativa pretende beneficiar mais de 4 mil estudantes da educação básica, desde a educação infantil até o ensino fundamental. O ensino será baseado na metodologia Steam, que integra ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática. As aulas utilizarão kits Lego de robótica e seguirão planos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Além de estimular habilidades como raciocínio lógico, criatividade e resolução de problemas, o programa também prevê a capacitação de professores, que será realizada pelo INDT e pela Positivo Tecnologia.

Escolas serão escolhidas com base em critérios da Secretaria de Educação

A Seduc será responsável por selecionar as escolas com base em critérios técnicos. Após essa etapa, a Sedurb dará apoio institucional para viabilizar a implantação do programa nos municípios interessados.

A previsão é que o projeto comece a ser implementado em agosto deste ano, com foco em comunidades de difícil acesso. Segundo o diretor-presidente do INDT, Geraldo Feitosa, o projeto também busca parcerias com empresas comprometidas com o desenvolvimento educacional e social da região.

“O impacto esperado é significativo, atingindo cerca de 4 mil estudantes, que poderão ter acesso ao ensino de robótica sem precisar sair de suas comunidades”, afirmou Feitosa.

Iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas ao interior do estado

O programa de robótica se soma a outras ações que buscam promover inclusão e desenvolvimento nos municípios do interior do Amazonas. Entre os programas mencionados estão o Ilumina+ Amazonas (modernização da iluminação pública), o Amazonas Meu Lar (habitação) e o Prosai (saneamento integrado).

De acordo com o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, levar educação tecnológica para as comunidades ribeirinhas e indígenas é uma forma de garantir oportunidades e preparar os jovens da região para os desafios do futuro.

Últimos Artigos

TSE cria conselho para monitorar desinformação e IA nas eleições de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oficializou a criação do Conselho Consultivo sobre Integridade Informacional...

Desenrola para trabalhadores informais deve começar na segunda-feira

O Desenrola para trabalhadores informais deve começar a funcionar na próxima segunda-feira (10), mais...

Debate ao Governo do Amazonas reúne cinco candidatos neste domingo na Band Amazonas

O debate ao Governo do Amazonas promovido pela Band Amazonas será realizado neste domingo...

AGU pedirá à Justiça suspensão do Discord no Brasil por riscos a crianças e adolescentes

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que pretende recorrer à Justiça para responsabilizar o...

Mais artigos como este

TSE cria conselho para monitorar desinformação e IA nas eleições de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) oficializou a criação do Conselho Consultivo sobre Integridade Informacional...

Desenrola para trabalhadores informais deve começar na segunda-feira

O Desenrola para trabalhadores informais deve começar a funcionar na próxima segunda-feira (10), mais...

Debate ao Governo do Amazonas reúne cinco candidatos neste domingo na Band Amazonas

O debate ao Governo do Amazonas promovido pela Band Amazonas será realizado neste domingo...