HomeCotidianoProcon multa operadora de saúde por negar terapia a crianças com TGD

Procon multa operadora de saúde por negar terapia a crianças com TGD

Publicado em

Operadora de plano de saúde é penalizada por conduta lesiva à dignidade de crianças com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD)

O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) aplicou uma multa no valor de R$ 2.136.482,42 a uma operadora de plano de saúde que atua em Manaus. A penalidade foi imposta após denúncias de mães de crianças diagnosticadas com Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), que relataram a interrupção de terapias essenciais para o tratamento de seus filhos.

Proteção dos direitos dos consumidores

O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, reforçou o compromisso do órgão em proteger os direitos dos consumidores, especialmente aqueles mais vulneráveis. “Essa penalidade mostra que estamos firmes na defesa da dignidade das crianças com TGD. Não permitiremos que empresas que desrespeitem direitos fundamentais fiquem impunes”, declarou Fraxe.

Falhas na prestação de serviço

Após receber as reclamações, o Procon-AM notificou a operadora para que se manifestasse sobre as alegações. Mesmo após a análise das informações fornecidas pela empresa, o órgão constatou que a defesa apresentada foi insuficiente. A operadora não conseguiu justificar os atrasos e a recusa em fornecer os serviços de terapia para as crianças com TGD, resultando na aplicação da multa.

Prazo para pagamento da multa

A empresa tem até 30 dias, conforme o artigo 7º do Decreto Estadual n.º 43.614/2021, para pagar a multa estabelecida no Auto de Infração. Caso não ocorra o pagamento dentro do prazo, a operadora poderá enfrentar sanções adicionais.

Canais para denúncias

O Procon-AM continua a receber denúncias e reclamações dos consumidores. Os canais disponíveis incluem os telefones (92) 3215-4009 e 0800 092 1512. Denúncias também podem ser enviadas por e-mail para fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br, ou pessoalmente na sede do Procon-AM, localizada na Avenida André Araújo, 1500 – Aleixo.

 

Últimos Artigos

Inscrições para o Fies terminam nesta sexta-feira

Programa oferece 44.867 vagas no segundo semestre de 2026 e permite financiar cursos presenciais...

Amazônia reúne destinos de natureza em nove estados brasileiros

Parques, rios, serras, praias fluviais, cachoeiras e territórios indígenas oferecem experiências de ecoturismo e...

OAB solicita a Moraes contato de Flávio Bolsonaro com o pai

Entidade argumenta que o senador também integra a defesa do ex-presidente e pede que...

SUS amplia acesso à insulina glargina para crianças e idosos

Medicamento de ação prolongada será disponibilizado gradualmente nas unidades básicas de saúde e pode...

Mais artigos como este

Inscrições para o Fies terminam nesta sexta-feira

Programa oferece 44.867 vagas no segundo semestre de 2026 e permite financiar cursos presenciais...

Amazônia reúne destinos de natureza em nove estados brasileiros

Parques, rios, serras, praias fluviais, cachoeiras e territórios indígenas oferecem experiências de ecoturismo e...

OAB solicita a Moraes contato de Flávio Bolsonaro com o pai

Entidade argumenta que o senador também integra a defesa do ex-presidente e pede que...