HomeSociedadeBrasilPreso no Amazonas o que pode ser mandante dos crimes de Bruno...

Preso no Amazonas o que pode ser mandante dos crimes de Bruno e Dom

Publicado em

“Colômbia” também é suspeito de ter mandado matar outro servidor da Funai, crime que aconteceu em 2019, em Tabatinga

Foi preso no Amazonas pela Polícia Federal, nesta quinta (7) e só divulgado hoje, Rubens Coelho. O peruano, que é chamado de “Colômbia”, é o principal suspeito de ser o mandante dos assassinatos de Bruno Pereira e do Dom Phillips no Vale do Javari, no Amazonas.

Coincidentemente, a prisão ocorreu no dia em que a Justiça estadual declinou da competência em favor da federal.

“Colômbia” é figura conhecida na região da tríplice fronteira com Peru e Colômbia. No assassinato do servidor da Funai, crime de pistolagem que aconteceu em Tabatinga, em 2019, seu nome também aparece como suspeito. Contudo, as investigações desse crime foram praticamente abandonadas e até hoje nem uma satisfação foi dada.

Além disso, o suspeito hoje é investigado por tráfico de drogas e de pescado da reserva indígena do Javari.

Conforme a polícia, “Colômbia” recebeu voz de prisão em flagrante e usava documentos falsos. Ou seja, crime pelo qual não poderá pagar fiança e ser solto.

Indenização de R$ 50 milhões

O Ministério Público e a Defensoria Pública movem uma ação contra o governo Bolsonaro por uma indenização pela responsabilidade nas mortes do servidor da Funai Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips. O valor de R$ 50 milhões será revertido às causas indígenas.

Nesta semana, Bolsonora foi acionado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a dar explicações pela sua política anti-indígena e pelo desmonte da Fundação Nacional do Índio.

De outra parte, comissões externas de senadores e deputados que visitou o Vale do Javari pediu a demissão imediata do presidente da Funai. Igualmente, representantes dos indígenas querem a saída dele.

O homem de Bolsonaro para cuidar das causas dos índios sequer visitou uma terra indígena em três anos no cargo.

Leia mais:
Investigações das mortes de Bruno e Dom podem passar à esfera federal
Bruno acusou Funai de perseguição com política anti-indígena do governo
Polícia confirma que embarcação de Bruno e Dom foi encontrada

Mais informações.

 

Últimos Artigos

Prosamin+ recebe Prêmio InovaInfra 2026 por inovação em engenharia e infraestrutura

O Prosamin+ foi anunciado como um dos vencedores do 7º Prêmio InovaInfra 2026, premiação...

Saullo Vianna anuncia filiação ao MDB e antecipa retorno à Câmara de olho em 2026

O deputado federal Saullo Vianna confirmou, em entrevista à TV A Crítica, que irá...

Arthur Neto se filia ao MDB e declara apoio a Omar Aziz para 2026

Arthur Neto se filia ao MDB nesta quarta-feira (4), em evento realizado na sede...

Vacina contra influenza é ampliada para toda a população em Manaus

A vacina contra influenza passa a ser ofertada para toda a população de Manaus...

Mais artigos como este

Prosamin+ recebe Prêmio InovaInfra 2026 por inovação em engenharia e infraestrutura

O Prosamin+ foi anunciado como um dos vencedores do 7º Prêmio InovaInfra 2026, premiação...

Saullo Vianna anuncia filiação ao MDB e antecipa retorno à Câmara de olho em 2026

O deputado federal Saullo Vianna confirmou, em entrevista à TV A Crítica, que irá...

Arthur Neto se filia ao MDB e declara apoio a Omar Aziz para 2026

Arthur Neto se filia ao MDB nesta quarta-feira (4), em evento realizado na sede...