Ação de arborização faz parte da meta de 15 mil novas árvores em 2025
A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima), plantou 500 novas mudas no Trevo do Rapidão, trecho do Rodoanel Metropolitano de Manaus, no bairro Tarumã, zona Oeste. A área escolhida compreende 12 canteiros localizados ao redor das quatro alças do complexo viário.
Espécies plantadas e impacto ambiental
O plantio tem como objetivo a criação de bosques urbanos, utilizando espécies nativas da Amazônia, como mogno, cumaru, andiroba e sumaúma. Além de contribuir para a recuperação ambiental, a iniciativa busca reduzir o impacto das ilhas de calor, melhorando o microclima e ampliando a cobertura verde da cidade.
O diretor de arborização e sustentabilidade da Semmasclima, Deyvson Braga, explicou que as áreas para plantio são mapeadas estrategicamente para potencializar os benefícios ambientais.
Meta de plantio e próximos locais
A ação faz parte da meta da prefeitura de plantar 15 mil novas árvores em 2025, triplicando o número registrado no ano anterior. Outras regiões que já receberam mudas recentemente incluem:
- Avenida Constantino Nery – plantio de 150 mudas
- Avenida Max Teixeira – plantio de 500 mudas
- Complexo Viário 28 de Março – plantio de 300 mudas
Nos próximos meses, as avenidas Tarumã (zona Oeste) e Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues (zona Norte) serão contempladas com novas ações de arborização.