HomeCotidianoPrefeitura de Manaus: cursos de memória e de zumba para aposentados

Prefeitura de Manaus: cursos de memória e de zumba para aposentados

Publicado em

A Manaus Previdência comemorou o retorno do programa “Vitalidade” com o início das aulas de zumba e do curso Exercitando a Memória, para aposentados e pensionistas da Prefeitura de Manaus. As atividades haviam sido suspensas em março de 2020, por conta da pandemia de Covid-19.

As aulas serão ministradas, em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), até dia 29 de setembro, todas as segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 10h, no prédio anexo da Manaus Previdência, na avenida Constantino Nery, nº 2.480, Chapada, zona Centro-Sul.

A diretora de Previdência, Ana Silvia Domingues, ressaltou a satisfação de reunir novamente os beneficiários em torno dos cursos ofertados pela instituição, para treinar tanto o corpo quanto a mente.

Na abertura das atividades, a diretora do departamento de Educação e Aperfeiçoamento da Espi, Jeânia Bezerra, reforçou a importância da parceria com a Manaus Previdência ao longo dos anos para oferecer atividades aos aposentados e pensionistas do município.

“É uma alegria a Espi estar ofertando esses cursos aos nossos servidores aposentados, neste momento tão difícil, pós-pandemia. Aqui se perderam muitos entes queridos. Então, esse retorno é um momento importantíssimo para eles”, ressaltou.

O curso Exercitando a Memória é recomendado para o público a partir de 50 anos, explica a instrutora Elaine Vieira, psicóloga e educadora social do envelhecimento na Unati.

“O envelhecimento é um processo natural. O curso Exercitando a Memória nada mais é do que trabalhar seu processo cognitivo para que seu cérebro não fique parado e não atrofie. O conteúdo terá exercícios para a coordenação motora e questões cognitivas para treinar a memória”, pontuou.

A aposentada Lurdes Santana já fez o curso de memória em outra edição e afirma que foi um aprendizado muito bom. “Aprendi a lidar melhor com o tato, usar as mãos para procurar os objetos e prestar atenção onde deixamos as coisas”, apontou.

Outra participante é a aposentada Lídia da Silva Luna. “Esse curso me criou a expectativa de trabalhar a minha memória. Eu sou uma pessoa ativa, mas já sinto algumas dificuldades. Então, por conta disso eu resolvi fazê-lo”, disse.

Dança é vida

O professor José Maria explicou como a dança pode ajudar a terceira idade. “As aulas vão ser teóricas e práticas, trabalhando dentro da zumba a parte de mobilidade, equilíbrio e a dança em si. E trabalhando, principalmente, o bem-estar da população, no caso os servidores públicos. É isso que vamos fazer nesse período”, disse.

A aposentada Auxiliadora Souza se diz uma pessoa ativa e interessada em aprender mais. “Eu espero, com o curso, aprender a dançar zumba. Faço hidroginástica e oficina da memória no Parque do Idoso já há 15 anos”.

Contato

Os interessados pelos cursos do Programa Vitalidade podem entrar em contato com o setor Psicossocial da Manaus Previdência pelo telefone (92) 3186-8027, das 8h às 15h, ou pelo e-mail psico.manausprev@gmail.com.

Leia mais:
Instituição voltada para idosos recebe R$ 150 mil do governo do AM
Virou lei: inclusão digital de idosos no Amazonas
Mais de 2,9 mil casos de violência contra idososão registrados no AM

 

Últimos Artigos

Governo do Amazonas entrega 800 títulos definitivos no Nova Cidade e amplia ações de regularização fundiária

O governador Roberto Cidade realizou, nesta quinta-feira (07/05), a entrega de 800 títulos definitivos...

Lula e Trump se reúnem na Casa Branca para discutir tarifas e minerais críticos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu, nesta quinta-feira (7/5), sua primeira visita...

Mães de recém-nascidos recebem treinamento de desengasgo no Dona Lindu em Manaus

Como parte da programação da Semana das Mães promovida pela Secretaria de Estado de...

Disputa por rotas do tráfico impulsiona alta de homicídios no interior do Amazonas, aponta estudo

A disputa por rotas do tráfico de drogas tem contribuído para o aumento dos...

Mais artigos como este

Governo do Amazonas entrega 800 títulos definitivos no Nova Cidade e amplia ações de regularização fundiária

O governador Roberto Cidade realizou, nesta quinta-feira (07/05), a entrega de 800 títulos definitivos...

Lula e Trump se reúnem na Casa Branca para discutir tarifas e minerais críticos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu, nesta quinta-feira (7/5), sua primeira visita...

Mães de recém-nascidos recebem treinamento de desengasgo no Dona Lindu em Manaus

Como parte da programação da Semana das Mães promovida pela Secretaria de Estado de...