HomeCotidianoPeixe de gelo não causa ‘doença da urina preta’, afirma veterinário

Peixe de gelo não causa ‘doença da urina preta’, afirma veterinário

Publicado em

O peixe conservado no gelo ou criado em cativeiro não causa da “doença da urina preta” (rabdomiólise). A conclusão é de técnicos da Agência de Desenvolvimento Agropecuário de Roraima (Aderr).

Os técnicos asseguram que o pescado saído dos tanques da psicultura, direto para o gelo, reduz o risco da doença, conforme reportagem do portal Folha de Boa Vista.

Não há, portanto, casos registrados da doença no estado de Roraima.

No Amazonas, contudo, a vigilância sanitária registrou 66 casos suspeitos, até na quarta-feira (15), e informa que a doença tem diferentes causas além de alguns peixes.

Em Roraima, a maioria dos peixes consumidos, cerca de 90%, conforme a publicação, são produzidos em cativeiro. E, portanto, o consumo é mais seguro, atestam os técnicos.

Na mesma reportagem o chefe do Programa Estadual de Sanidade de Pescados da Aderr, o veterinário Sylvio Botelho, afirma que os consumidores podem ficar tranquilos, pois a “doença da urina preta” não ocorre no estado, porque a maior parte da produção vem de cativeiros.

“O peixe que é produzido aqui é seguro para consumo. Essa intoxicação tem ocorrido somente em alguns municípios do Amazonas, em peixes que vêm de rios e lagos”.

Chamada também de a “Síndrome de Haff”, a doença da urina preta “ocorre muito no mar, em camarões e moluscos bivalves e raramente ocorre em peixes de água doce”, disse o veterinário. Em seguida, Botelho tranquilizou o consumidor: “Pode ficar sossegado e continuar comendo seu tambaqui despreocupado”.

A doença é causada por uma toxina que pode ser encontrada em determinados peixes como o tambaqui, o badejo e a arabaiana ou crustáceos (lagosta, lagostim, camarão).

Ficou comprovado, de acordo com a reportagem, que o gelo inibe a produção da toxina no peixe, por isso a importância de um bom acondicionamento.

Amazonas 

No estado do Amazonas, dos 66 casos suspeitos, 54 estão sob investigação epidemiológica em nove municípios e 12 descartados da suspeição.

Dos 54 casos em investigação, são 33 em Itacoatiara (sendo 1 óbito), 6 em Parintins, 4 em Urucurituba, 3 em Manaus, 3 em Silves, 2 em Maués, 1 em Autazes, 1 em Caapiranga e 1 em Manacapuru.

Seguem internadas 4 pessoas suspeitas, sendo 1 em Urucurituba, 2 em Parintins e 1 em Itacoatiara.

De acordo com a diretora técnica da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, a investigação acerca dos casos suspeitos de rabdomiólise é extremamente criteriosa, devido à síndrome ter diferentes causas além da ingestão de peixes.

Leia mais:
Casos de rabdomiólise aumentam no AM e governo intensifica ações
FVS confirma morte por doença da ‘urina preta’ em Itacoatiara
Rabdomiólise: Infectologista não recomenda suspensão do consumo de peixe

Mais informações.

Últimos Artigos

Roberto Cidade aposta em qualificação, concursos e novas matrizes para ampliar empregos no Amazonas

O candidato à reeleição Roberto Cidade defendeu, nesta sexta-feira (11/9), uma estratégia para ampliar...

Operação Mulher Segura cumpre 25 mandados de prisão no Amazonas

A Operação Mulher Segura cumpriu 25 mandados de prisão por crimes relacionados à violência...

Bolsa Universidade 2027 terá quase 20 mil bolsas em Manaus

A Prefeitura de Manaus lançou nesta quinta-feira (10) a edição 2027 do Bolsa Universidade,...

Eventos climáticos extremos avançam em região inesperada da Amazônia

Uma nova pesquisa internacional aponta que eventos climáticos extremos estão avançando rapidamente em uma...

Mais artigos como este

Roberto Cidade aposta em qualificação, concursos e novas matrizes para ampliar empregos no Amazonas

O candidato à reeleição Roberto Cidade defendeu, nesta sexta-feira (11/9), uma estratégia para ampliar...

Operação Mulher Segura cumpre 25 mandados de prisão no Amazonas

A Operação Mulher Segura cumpriu 25 mandados de prisão por crimes relacionados à violência...

Bolsa Universidade 2027 terá quase 20 mil bolsas em Manaus

A Prefeitura de Manaus lançou nesta quinta-feira (10) a edição 2027 do Bolsa Universidade,...