Parlamentares da bancada federal do Amazonas reagiram a fala do presidente Jair Bolsonaro em relação à Zona Frande Manaus. Durante transmissão ao vivo na quinta-feira(20), Bolsonaro abordou o modelo econômico, em tom de ameaça, e citou os senadores Eduardo Braga(MDB) e o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD).
“Imagine Manaus sem a Zona Franca. ‘Oh’ senador Aziz, você que fala tanto na CPI. Senador Eduardo Braga, imagine aí o estado ou Manaus sem a Zona Franca”, declarou o presidente.
A fala de Bolsonaro foi interpretada como ameaça pelo senador Omar Aziz, que se manifestou por meio das suas redes sociais nesta sexta(21).
A Zona Franca tem um importante papel na economia, não apenas do Estado do Amazonas, mas do Brasil.
— Omar Aziz (@OmarAzizSenador) May 21, 2021
Já Eduardo Braga afirmou que a ZFM é constitucional e um instrumento de preservação da maior floresta do mundo.
A ZFM tem garantia constitucional, além de ser patrimônio do povo amazonense e um inestimável instrumento de preservação da maior floresta tropical do mundo.
— Sen. Eduardo Braga (@EduardoBraga_AM) May 21, 2021
O vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL), também se posicionou contra a fala do presidente e disse que a ameaça não é somente aos empregos dos amazonenses, mas também os investimentos oriundos da receita de impostos estaduais arrecadados pela ZFM.
“Eu prefiro imaginar a ZFM sem o Paulo Guedes! Quando o presidente ameaça a ZFM, ele não ameaça os senadores Omar e Braga, ele ameaça o emprego de milhares de amazonenses, os negócios das empresas que investem em Manaus, a receita de impostos estaduais que pagam saúde e educação”, pontuou.
Leia mais:
Omar diz que Amazonas foi usado como cobaia e rebate Flávio
Cheia já cobre um quilômetro da BR-319, que deve ser interditada
Produto químico é aplicado em água parada na Manaus moderna