HomePoderOposição feminina é chamada de 'tchutchucarada petista' na CCJ

Oposição feminina é chamada de ‘tchutchucarada petista’ na CCJ

Publicado em

O clima esquentou em reunião ordinária no plenário da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, que ocorreu nesta terça-feira (9), onde os deputados avaliavam se o texto da Reforma da Previdência fere algum princípio da Constituição.

O presidente do colegiado, Felipe Francischini (PSL-PR), tentava passar logo à apreciação dos requerimentos.

A oposição, por outro lado, tentou estender a sessão lançando uma série de questões de ordem para protelar os trabalhos. Francischini já havia indeferido uma série de pedidos quando a deputada Erika Kokay (PT-DF) tentou lançar mais uma questão de ordem.

Alegando que não se tratava de matéria nova, o presidente da CCJ tentou passar logo à apreciação dos requerimentos.

A medida despertou forte reação da oposição, deputadas do PT ficaram de pé no plenário e iniciou-se um intenso bate-boca. “O senhor não pode cassar a palavra de quem quer que seja”, bradou Erika Kokay. Francischini tentou retomar os requerimentos e chegou a pedir que os deputados “mantivessem o decoro”, mas acabou cedendo para que a deputada petista prosseguisse com suas considerações, após protestos.

“Eu sei que Vossa Excelência não quer que nós emendemos supressivamente a matéria, tirando-nos o direito de fazê-lo. Que Vossa Excelência quer nos impedir de recorrer em vários momentos, que Vossa Excelência quer nos silenciar. Porque eu sei a dificuldade que é defender essa Reforma da Previdência”, disse a deputada Erika Kokay.

“Vossa Excelência não pode ser sabujo do fim da aposentadoria e rasgar o regimento”, disse Erika Kokay, que pedia discussão sobre a inversão da ordem do dia. O pedido foi novamente indeferido, e Francischini acabou sendo aplaudido por deputados favoráveis à proposta, incluindo o filho do presidente Jair Bolsonaro Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), presente à sessão.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) citou o fato de o presidente da CCJ fazer parte do mesmo partido que o presidente da República, Jair Bolsonaro, responsável pela apresentação da Reforma. “Meu veemente protesto à condução dos trabalhos desse momento em que o deputado Francischini, inclusive, saiu um pouco do tom que tem lhe caracterizado, que é o de tranquilidade. A proximidade, talvez, da Reforma cause isto”.

Durante a sessão, ainda, o deputado Pastor Eurico (PATRI-PE) ao parabenizar a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP), que participava da mesa, se referiu às deputadas do PT de  “tchutchucurada”.

“Havia um grupo feminino aqui que dominava, gritava, esperneava, mas agora graças a Deus, chegaram pessoas como Vossa Excelência, e outras mulheres aqui, que pensam um diferente Brasil. É melhor termos a senhora e demais companheiras como tigresas do que essa tchutchucurada aí petista”, disse o deputado.

Últimos Artigos

Levantamento aponta 30 medidas de aumento e criação de novos impostos no Brasil

Um estudo detalhado realizado por consultorias econômicas e órgãos de fiscalização tributária revela que...

Defensoria Pública realiza atendimento histórico para indígenas no Vale do Javari

A cidade de Atalaia do Norte, no extremo oeste do Amazonas, tornou-se o epicentro...

Preço da gasolina em Manaus sobe e reflete instabilidade no mercado de petróleo

Os motoristas da capital amazonense foram surpreendidos com um novo reajuste nas bombas no...

Governador Wilson Lima fiscaliza avanços do Caic TEA no bairro Parque 10

A rede estadual de saúde do Amazonas caminha para a entrega de mais uma...

Mais artigos como este

Levantamento aponta 30 medidas de aumento e criação de novos impostos no Brasil

Um estudo detalhado realizado por consultorias econômicas e órgãos de fiscalização tributária revela que...

Defensoria Pública realiza atendimento histórico para indígenas no Vale do Javari

A cidade de Atalaia do Norte, no extremo oeste do Amazonas, tornou-se o epicentro...

Preço da gasolina em Manaus sobe e reflete instabilidade no mercado de petróleo

Os motoristas da capital amazonense foram surpreendidos com um novo reajuste nas bombas no...