sexta-feira, julho 11, 2025
More
    HomePoderAmazonasDemanda em cemitério de Manaus cresce 50% após casos de Covid-19

    Demanda em cemitério de Manaus cresce 50% após casos de Covid-19

    Publicado em

    Dezenas de covas foram abertas no Cemitério Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro Tarumã, em Manaus, para atender o aumento na demanda provocado pelas mortes por Covid-19. Segundo informações da prefeitura, desde março, houve um acréscimo de aproximadamente 50% na demanda.

    Conforme boletim divulgado pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), nesta quinta-feira (16), o total de casos confirmados no estado chegou a 1.719, com 124 mortes.

    A prefeitura informou ao G1 que o cemitério municipal passava por uma ampliação da área de sepultamento mesmo antes da pandemia causada pelo novo coronavírus. No entanto, a abertura das covas se deu à medida que o número de mortes no estado começou a crescer.

    A estimativa de 50% a 60% no aumento da demanda é calculada em relação à média registrada nos últimos meses, e não comparado ao período no ano anterior, conforme explicado pela prefeitura. O número de covas que serão abertas neste período não foi divulgado.

    No último dia 13, a Prefeitura de Manaus decidiu adotar medidas para impedir a aglomeração de pessoas em velórios e sepultamentos na cidade. O Decreto 4.801, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), disciplina os velórios e sepultamentos para pessoas cujas mortes não foram provocadas pela Covid-19, entre elas a limitação de dez pessoas por velório e a redução para até 2h do tempo dessas cerimônias. Ao sepultamento, só está permitida a presença de, no máximo, cinco pessoas.

    Mortes por Covid-19 no AM

    Os números divulgados nesta quinta-feira (16) apontam que, em todo o estado, 160 mortes já foram notificadas pelo novo coronavírus – com o total de 124 casos confirmados. Apenas 19 delas foram descartadas e outras 31 estão em investigação. Os números impressionam a Fundação de Vigilância, que reforça o pedido de isolamento social.

    “Tivemos 18 novos óbitos. Muitos estão ficando doente. Muitos estão morrendo. Temos 31 óbitos em investigação. A progressão da doença é muito rápida. Ela continuará afetando a todos. Nós não teremos leitos. Se a doença continuar com a progressão, por mais que tenhamos nos preparados, não conseguiremos dar conta. Por favor, evite ser mais um no hospital. Você pode fazer isso se ficar em casa e não se expor ao vírus”, comentou a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Pinto.

    Atendimento aos pacientes

    Uma decisão da Justiça do Amazonas tinha impugnado o contrato de locação firmado entre o Governo do Amazonas e o Complexo Hospitalar Nilton Lins, no valor de R$ 2,6 milhões para o aluguel do local. No entanto, uma nova decisão feita na noite desta quinta-feira (16) manteve a continuidade da implantação de 400 leitos para atender pacientes da covid-19.

    A nova decisão mostra que o Estado é intimado a apresentar o contrato e o cumprimento das formalidades legais. O Governo tem o prazo de cinco dias para apresentar os contratos com todas as solicitações feitas pelo órgão.

    Inicialmente, com a decisão de impugnar o contrato firmado com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento na rede pública de saúde dos casos da Covid-19, o governador Wilson Lima disse em entrevista a Rede Amazônica que os trabalhos para a implantação da unidade “só vão parar se passar por cima do meu cadáver”.

    Quanto ao Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, o Governo do Estado informa que já avançou na estruturação da unidade, com a implantação de mais leitos clínicos e de UTI, com reforço de equipamentos, pessoal e insumos.

    O novo hospital de campanha montado pela Prefeitura de Manaus no Lago Azul, na Zona Norte, também reforça o atendimento no sistema público de saúde para casos de Covid-19. A unidade recebeu os primeiros pacientes de Covid-19 na madrugada desta terça-feira (14). Eles foram encaminhados para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) 1, que entrou em funcionamento imediato na noite de domingo, com 18 leitos iniciais instalados.

    Leia mais:
    Hospital de Manaus instala contêiner para corpos de vítimas do Covid-19
    Amazonas concentra 95% do número de indígenas com coronavírus no Brasil

    *Reportagem do G1/Amazonas

    Últimos Artigos

    “Traidor”: Erika Hilton pede bloqueio de bens de Eduardo Bolsonaro

    Deputada acusa o parlamentar de agir contra o Brasil e articular sanções internacionais; pedido...

    Morte por homofobia mobiliza deputados e acelera projetos na Aleam

    Assembleia Legislativa intensifica programas de combate à violência e à discriminação após morte de...

    Trump quer 50% a mais: veja o que o Brasil pode deixar de exportar

    Entenda o impacto da nova medida nas exportações brasileiras e veja os 10 produtos...

    Quanto lixo cabe num igarapé?

    A resposta é alarmante: toneladas. É essa a quantidade de lixo que os igarapés...

    Mais artigos como este

    “Traidor”: Erika Hilton pede bloqueio de bens de Eduardo Bolsonaro

    Deputada acusa o parlamentar de agir contra o Brasil e articular sanções internacionais; pedido...

    Morte por homofobia mobiliza deputados e acelera projetos na Aleam

    Assembleia Legislativa intensifica programas de combate à violência e à discriminação após morte de...

    Trump quer 50% a mais: veja o que o Brasil pode deixar de exportar

    Entenda o impacto da nova medida nas exportações brasileiras e veja os 10 produtos...