terça-feira, julho 15, 2025
More
    HomePoderAmazonasMP suspende vacinação de pessoas sadias de 55 a 59 anos

    MP suspende vacinação de pessoas sadias de 55 a 59 anos

    Publicado em

    O MP-AM (Ministério Público do Amazonas) pediu a suspensão da vacinação de pessoas entre 55 e 59 anos sem comorbidades nos municípios de Boca do Acre e Pauini, no sul do Amazonas. Para o MP, a vacinação desse grupo configura “processo fura-fila”, pois não segue o PNI (Plano Nacional de Imunização).

    A promotora de Justiça Miriam Figueiredo da Silveira orientou os municípios a pedirem do Governo do Amazonas para vacinar pessoas com comorbidade a partir de 18 anos, conforme o PNI. “Tal grupo deverá aguardar novos comunicados, pois dependerá de autorização”, disse a promotora.

    Em Boca do Acre, a vacinação das pessoas sadias com menos de 60 anos estava ocorrendo desde o dia 8 de abril e, segundo a prefeitura, alcançou 388 pessoas (primeira dose) até sexta-feira, 16. Em Pauini, a imunização desse público começou no dia 10 junto com os trabalhadores das forças de segurança.

    Na sexta-feira, 16, a Prefeitura de Boca do Acre comunicou que a vacinação do público na faixa etária de 55 a 59 anos sem comorbidades está suspensa temporariamente “até segunda ordem”. A prefeitura informou que as pessoas que receberam a primeira dose poderão receber a segunda.

    A notificação do MP foi enviada às prefeituras na última quinta-feira, 15, pela Promotoria de Justiça de Boca do Acre e Pauini. O MP solicitou a interrupção imediata da vacinação de pessoas sadias com menos de 60 anos, sendo permitido apenas a imunização das com comorbidade dentro dessa faixa etária.

    A promotora orientou a manutenção da segunda dose para as pessoas que já haviam tomado a primeira para evitar perdas de imunizantes. No entanto, para Silveira, o processo de vacinação “deve correr em ordem e diligência, observando os grupos prioritários, bem como a insuficiência de vacinas”.

    O MP alega que Programa Nacional de Imunizações “é responsável pela política nacional de imunizações e tem como missão reduzir a mortalidade por doenças imunopreveníveis, com fortalecimento de ações integradas de vigilância em saúde para promoção, proteção e prevenção em saúde da população brasileira”.

    Reportagem do ATUAL publicada neste sábado, 17, mostra que a vacinação de pessoas com menos de 60 anos sem comorbidades não está incluída nos planos estadual e nacional de imunização. Em Manaus, esse grupo está na fase 5 da campanha, atrás de uma série de grupos prioritários, incluindo presos.

    O Plano Nacional de Vacinação estabelece o critério de idade apenas para idosos (60 anos ou mais). Depois, abandona esse critério e orienta a vacinação apenas por “grupos prioritários” cujos critérios são doenças pré-existentes, deficiência física, profissões e presos. Não cita as pessoas sadias abaixo de 60 anos.

    Não há perspectiva de a imunização pelo critério de idade no Amazonas para pessoas com 59 anos ou menos ocorrer neste ano, apesar de o plano nacional citar estudo que aponta maior risco para hospitalização em pessoas entre 45 e 49 anos e risco aumentado de óbito para pessoas entre 55 a 59 anos.

    O Ministério da Saúde informou ao ATUAL que estados e municípios não são obrigados a seguir o PNI (Plano Nacional de Imunização), que serve apenas para orientação. Os governos estaduais e as prefeituras são livres para adequar a campanha de imunização a realidade local, informou a pasta.

    A reportagem não conseguiu contato das secretarias de Saúde de Boca do Acre e Pauini.

    Leia mais:
    Amazonas ocupa 2º lugar na imunização com a 1ª dose da vacina
    Projeto quer prioridade a gestantes na vacinação contra Covid
    “Manaus é a única que começou a vacinar 18 anos”

    Mais informações.

    Últimos Artigos

    Unidade móvel da SES-AM oferece exames gratuitos até 17 de julho

    A Carreta da Tomografia do Governo do Amazonas iniciou, nesta semana, os atendimentos no...

    Projeto “Oca vai à escola” leva educação ambiental a alunos de Manaus

    Iniciativa da Prefeitura de Manaus já alcançou mais de 2 mil estudantes da rede...

    Enchente do Solimões destrói lavouras e afeta mais de 4 mil famílias

    Agricultores em Iranduba perdem plantações e estruturas com avanço das águas; governo anuncia medidas...

    Com cheia e sem energia, crianças têm aulas remotas no interior do Amazonas

    Alunos da Costa do Marimba, em Careiro da Várzea, enfrentam riscos com alagamentos e...

    Mais artigos como este

    Unidade móvel da SES-AM oferece exames gratuitos até 17 de julho

    A Carreta da Tomografia do Governo do Amazonas iniciou, nesta semana, os atendimentos no...

    Projeto “Oca vai à escola” leva educação ambiental a alunos de Manaus

    Iniciativa da Prefeitura de Manaus já alcançou mais de 2 mil estudantes da rede...

    Enchente do Solimões destrói lavouras e afeta mais de 4 mil famílias

    Agricultores em Iranduba perdem plantações e estruturas com avanço das águas; governo anuncia medidas...