O escritor e diretor de cinema amazonense Márcio Souza faleceu na madrugada desta segunda-feira (12), em Manaus. Márcio era um dos nomes mais importantes da literatura amazônica, e foi autor de 38 livros em sua carreira de mais de 40 anos. O romancista e dramaturgo teria passado mal em casa e chegou a ser levado ao hospital, mas não resistiu.
A informação foi confirmada pelo governo do Amazonas. Em sua conta da rede social X, o governador Wilson Lima publicou uma mensagem de solidariedade:
“Lamento profundamente a morte do escritor amazonense Márcio Souza, um dos grandes nomes da cultura do nosso estado. Márcio deixa um rico legado para a literatura brasileira e, em sua memória, decretamos luto oficial de três dias”, escreveu o governador.
Márcio Souza nasceu em 4 de março de 1946, e tinha 78 anos. Ele era natural de Itacoatiara – a 270,7km de Manaus, mas veio para a capital ainda jovem em busca de estudos. Foi perseguido pela ditadura ainda nos anos 60, e chegou a ser preso três vezes por sua militância política.