HomeSaúdeMinistério da Saúde: pessoas com sintomas iniciais devem procurar hospital

Ministério da Saúde: pessoas com sintomas iniciais devem procurar hospital

Publicado em

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, afirmou, em entrevista coletiva na última quinta-feira (9), que o governo está mudando a diretriz de atendimento a pacientes com Covid-19 e que todos que apresentarem sintomas da doença devem ir ao hospital para tratamento precoce. A recomendação inicial era de que apenas pacientes com sintomas graves do novo coronavírus, como falta de ar, deveriam se dirigir às unidades de saúde.

De acordo com Elcio, o tratamento precoce ajuda na recuperação do paciente e diminui o uso de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Antes, a orientação era procurar atendimento quando o quadro já era mais grave. “O tratamento precoce tem uma resposta mais assertiva, evitando a piora do paciente e diminuindo a necessidade do uso de respiradores ou ventiladores pulmonares. A nova diretriz assim busca adequar o atendimento às melhores evidências e evitar mortes relacionadas à doença. E mesmo que não evolua para o óbito, evitar o agravamento que também traz o comprometimento da estrutura de saúde e um empenho maior de profissionais de saúde”, informou o secretário-executivo.

Elcio ainda disse que o Ministério tem aprendido ao longo do período de calamidade pública. “Nós aprendemos ao longo da pandemia que ao aguardar em casa, os pacientes chegam aos hospitais em quadros clínicos mais agravados e que alguns casos dificultam a reversão do seu estado clínico. Ele evolui para UTI muito rapidamente”, explicou o secretário-executivo.

O secretário-executivo afirmou, também, que as unidades de saúde estão preparadas para a demanda de pacientes leves, e que a estrutura da atenção primária está sendo reforçada para evitar que o sistema seja sobrecarregado. “Nós lembramos que o médico é soberano no diagnóstico e tem a competência para oferecer o tratamento mais adequado após sua análise e o diálogo com o paciente. Para auxiliar na sua decisão, o Ministério da Saúde colocou à disposição desses profissionais um informe que reúne tratamentos em estudo no mundo que mostraram resultados positivos na recuperação de pacientes”, ressaltou.

Leia mais:
Covid-19: máscara reduz em até 40% taxa de crescimento de novos casos
Diretor da OMS chora em apelo contra Covid-19

Por Cíntia Ferreira, do Portal Projeta

Últimos Artigos

Governo do Amazonas entrega 800 títulos definitivos no Nova Cidade e amplia ações de regularização fundiária

O governador Roberto Cidade realizou, nesta quinta-feira (07/05), a entrega de 800 títulos definitivos...

Lula e Trump se reúnem na Casa Branca para discutir tarifas e minerais críticos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu, nesta quinta-feira (7/5), sua primeira visita...

Mães de recém-nascidos recebem treinamento de desengasgo no Dona Lindu em Manaus

Como parte da programação da Semana das Mães promovida pela Secretaria de Estado de...

Disputa por rotas do tráfico impulsiona alta de homicídios no interior do Amazonas, aponta estudo

A disputa por rotas do tráfico de drogas tem contribuído para o aumento dos...

Mais artigos como este

Governo do Amazonas entrega 800 títulos definitivos no Nova Cidade e amplia ações de regularização fundiária

O governador Roberto Cidade realizou, nesta quinta-feira (07/05), a entrega de 800 títulos definitivos...

Lula e Trump se reúnem na Casa Branca para discutir tarifas e minerais críticos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu, nesta quinta-feira (7/5), sua primeira visita...

Mães de recém-nascidos recebem treinamento de desengasgo no Dona Lindu em Manaus

Como parte da programação da Semana das Mães promovida pela Secretaria de Estado de...