HomePoderBrasilLula recebe faixa presidencial de representantes do povo brasileiro

Lula recebe faixa presidencial de representantes do povo brasileiro

Publicado em

Após ser empossado como presidente da República em sessão solene no Congresso Nacional, em Brasília, na tarde deste domingo (1º), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu a faixa presidencial. O momento aconteceu no Palácio do Planalto.

A entrega da faixa quebrou os protocolos e, pela primeira vez, um grupo de pessoas foi escolhido para fazer a condecoração de Lula com o objetivo de representar o “povo brasileiro”. Veja quem são os representantes, segundo o portal g1:

  • Francisco, 10 anos, morador de Itaquera
  • Aline Sousa, 33 anos, catadora
  • Cacique Raoni
  • Wesley Rocha, 36 anos, metalúrgico
  • Murilo Jesus, 28 anos, professor
  • Jucimara Santos, cozinheira
  • Ivan Baron, que tem paralisia cerebral
  • Flávio Pereira, 50 anos, artesão

Como não participou da cerimônia de posse do seu sucessor, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não cumpriu o rito de entregar o adereço. O agora ex-presidente, que foi derrotado nas eleições de outubro e desde então fez poucas aparições públicas, viajou para os Estados Unidos em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) na sexta-feira (30).

Já o ex-vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), eleito senador pelo Rio Grande do Sul, já havia dito que não passaria o item. “Não sou presidente e não vou botar a faixa em Lula”, falou ele em entrevista ao jornal Valor Econômico em novembro.

Existiam as possibilidades de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado e do Congresso Nacional; Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara; ou um cerimonialista entregar a faixa presidencial ao presidente eleito, conforme informou a coluna da jornalista Malu Gaspar, no jornal O Globo.

Em 2003, Lula recebeu a faixa das mãos de FHC e, em 2011, entregou o item para sua sucessora, Dilma Rousseff.

Discurso

Antes de receber a faixa presidencial, Lula tomou posse como presidente da República em sessão solene do Congresso Nacional. Ele prometeu união, falou em reconstruir o “Brasil para todos”, além de exaltar a democracia.

“O mandato que recebemos, frente a adversários inspirados no fascismo, será defendido com os poderes que a Constituição confere à democracia. Ao ódio, responderemos com amor. À mentira, com verdade. Ao terror e à violência, responderemos com a Lei e suas mais duras consequências”, falou.

“Sob os ventos da redemocratização, dizíamos: ditadura nunca mais! Hoje, depois do terrível desafio que superamos, devemos dizer: democracia para sempre!”, completou.

Com informações de Yahoo Notícias*

Últimos Artigos

Guia contra Golpes no Festival de Parintins ajuda consumidor a realizar viagem segura

Golpes no Festival de Parintins tornam-se uma preocupação real com a proximidade da 59ª...

Nova cooperação científica investe R$ 60 milhões na área de saúde da mulher

Uma nova parceria firmada entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e...

Governo do Amazonas antecipa ações e estabelece estado de emergência ambiental em todo o território

A gestão estadual oficializou o estado de emergência ambiental em todos os municípios do...

Papa Leão XIV alerta para o avanço do feminicídio e pede engajamento coletivo

Em pronunciamento para uma multidão de 40 mil fiéis no Estádio Olímpico de Barcelona,...

Mais artigos como este

Guia contra Golpes no Festival de Parintins ajuda consumidor a realizar viagem segura

Golpes no Festival de Parintins tornam-se uma preocupação real com a proximidade da 59ª...

Nova cooperação científica investe R$ 60 milhões na área de saúde da mulher

Uma nova parceria firmada entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e...

Governo do Amazonas antecipa ações e estabelece estado de emergência ambiental em todo o território

A gestão estadual oficializou o estado de emergência ambiental em todos os municípios do...