HomeVirou LeiLei que altera regras para ônibus interestaduais é sancionada

Lei que altera regras para ônibus interestaduais é sancionada

Publicado em

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.298, que altera regras sobre o transporte de ônibus interestadual e internacional de passageiros. O texto da nova legislação foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (6).
A nova lei altera trechos da legislação que regulamenta o setor de transporte terrestre de passageiros. Entre as principais mudanças está a exigência de capital social mínimo de R$ 2 milhões para as empresas que pretendem operar linhas interestaduais e internacionais.
Ao pedir autorização à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para atuar em algum trecho interestadual ou internacional, tais companhias de viação também precisam, a partir de agora, comprovar viabilidade técnica e econômica, além da capacidade operacional que já era exigida anteriormente.
A nova lei manteve a autorização para a intermediação da venda de passagens, feita hoje por meio de plataformas tecnológicas e aplicativos. Contudo, ônibus de transporte de passageiros não regulares – como os de excursões e turismo, por exemplo – ficam vedados de vender bilhetes nos moldes das linhas regulares.

 

Polêmica

Desde que começou a tramitar no Congresso, o projeto de lei que deu origem às novas regras colocou em rota de colisão viações tradicionais e novas empresas que operam via aplicativos e esquemas colaborativos de fretamento de ônibus interestaduais.
Em 15 de dezembro, por exemplo, data em que o assunto foi votado no plenário da Câmara, centenas de ônibus ocuparam a Esplanada dos Ministérios para protestar contra e a favor do projeto de lei.
Ao final, o texto proveniente do Senado acabou abrandado na Câmara, com a retirada de pontos polêmicos. Em sua versão original, o projeto de lei previa que todas as autorizações concedidas pela ANTT desde 2019 fossem revogadas, ponto que acabou retirado.
Outro ponto retirado foi a exigência de que as empresas tivessem frota própria de, no mínimo, 60% do necessário para operar as linhas interestaduais. Na visão de novas empresas que atuam via aplicativos, o item era tido como uma restrição grave do mercado e da livre concorrência, uma vez que os modelos de negócio do setor preveem cada vez mais a operação por meio do fretamento de veículos, sem frota própria.
(*) Com informações da Agência Brasil

Últimos Artigos

Manaus recebe 8 mil novas vagas para cursos gratuitos via Cetam

O cenário da qualificação profissional no Amazonas ganha um novo fôlego nesta semana. O...

Governo lança campanha pelo fim da escala 6×1 e proposta pode beneficiar 37 milhões de trabalhadores no Brasil

O Governo Federal oficializou, neste domingo (3), o lançamento de uma campanha nacional com...

Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em novos locais de Manaus a partir desta segunda-feira (4)

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher da Prefeitura de Manaus passa a atender...

ALEAM realiza eleição indireta para Governo do Amazonas nesta segunda (4)

A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) realiza nesta segunda-feira (4), a partir das 9h,...

Mais artigos como este

Manaus recebe 8 mil novas vagas para cursos gratuitos via Cetam

O cenário da qualificação profissional no Amazonas ganha um novo fôlego nesta semana. O...

Governo lança campanha pelo fim da escala 6×1 e proposta pode beneficiar 37 milhões de trabalhadores no Brasil

O Governo Federal oficializou, neste domingo (3), o lançamento de uma campanha nacional com...

Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em novos locais de Manaus a partir desta segunda-feira (4)

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher da Prefeitura de Manaus passa a atender...